Learning Analytics no Moodle: desenvolvimento e aplicação de um painel de indicadores para apoio à prática pedagógica

Authors

Keywords:

Learning Analytics, Painel de Indicadores, Moodle

Abstract

The advancement of virtual learning environments has expanded the collection of educational data, but their pedagogical use remains limited. This study aimed to develop and implement a Learning Analytics dashboard in Moodle to support learning monitoring and pedagogical decision-making. The research involved 12 professors from the field of Science and Educational Technologies, who participated in a workshop on Learning Analytics, answered a structured questionnaire via Google Forms, and used the dashboard in courses on the MOOC/Ifes and ReSaberes/SEDU platforms. The results showed that teachers mainly rely on Moodle’s basic reports and simple external tools, facing difficulties such as excessive analysis time and lack of customized reports. After using the dashboard, they highlighted the relevance of participation, engagement, and performance indicators, as well as recognizing improvements in student communication, greater agility, and more accurate monitoring.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Porto, IFES

Bruno Porto é Doutorando em Educação em Ciências e Tecnologias, Mestre em Educação em Ciências e Tecnologias (2022), Especialista em Tecnologias em Educação a Distância e Presencial (2021), Especialista em Gerência de Tecnologias da Informação (2006), Graduado em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados (2004) e Licenciado em Matemática. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Possui experiência na área de Ciência da Computação e Educação com ênfase em Educação a Distância. Atua principalmente nas seguintes áreas: Formação de profissionais para Educação a Distância; Mediação Pedagógica em EaD; Tecnologias Educacionais; Robótica Educacional; Design Educacional e Massive Open Online Course (MOOC).

Vanessa Battestin, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (2012), mestre em Informática (2005) e bacharel em Ciência da Computação (2001), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).É professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), efetiva desde 2005. É lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), onde atualmente é Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Ciências e Educação Matemática (EDUCIMAT) e líder do grupo de pesquisa Educação e Tecnologia. É vice-coordenadora do grupo de trabalho de Institucionalização da EaD do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) desde 2016, representante dos Institutos Federais no Comitê de Coordenação Política (CCP) da UniRede e presidente da comissão de cursos abertos (MOOC) do Ifes. Especialista Internacional (perita) na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de Portugal. Vice-coordenadora no Ifes do projeto Embrace, envolvendo instituições de Finlândia, Portugal, Colômbia e Brasil. Foi diretora do Cefor de 2014 a 2019. Atua principalmente nos temas: Educação a Distância, MOOC e Tecnologias Educacionais.

Published

2025-12-15

How to Cite

Porto, B., & Battestin, V. (2025). Learning Analytics no Moodle: desenvolvimento e aplicação de um painel de indicadores para apoio à prática pedagógica. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20594

Issue

Section

Artigos