Redimensionando os conceitos sobre a tutoria em aplicações práticas na disciplina Educação a Distância do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave:
Educação a Distância. Tutoria. Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
O presente artigo é a análise conceitual e operacional da disciplina Educação a Distância do Curso (presencial) de Pedagogia da FACED/UFC. Trata-se de uma disciplina que vem propiciando aos licenciandos uma experiência ímpar na modalidade de educação a distância (EaD). A gestão da disciplina é inaugural por imergir o aluno no virtual através de dois AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem), a saber: TelEduc e Moodle, além de utilizar as ferramentas de reconhecida rede social. A disciplina é ofertada a distância em sua maior parte, valendo-se de um recurso legal. Por ser suportada por AVAs tem que contar com tutores, ou melhor, coformadores que desenvolvem inovador plano conceptual e gestor. A experiência didática permite aos coformadores realizarem suas atribuições clássicas, mas lhe são franqueadas outras oportunidades de cogestão do conteúdo instrucional, das inter-relações e das avaliações. O presente artigo discorre sobre os perfis dos professores de conteúdo e de formação e indaga as razões que movimentam correntes que demonizam a EaD e os tutores. Interpela, igualmente, os pró-tutores que se preocupam com a regularização da profissão e com os baixos salários. O arrazoado tem ancoragem teórica em Silva (2010), Belloni (1999) e Tori (2010), dentre outros.Downloads
Referências
BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO – 2010 – 3a ed. Brasília: MTE, SPPE. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP). Biblioteca. Disponível em: homologacaodtp.mte.gov.br/cbosite/pages/download;jsessionid.3. Acesso em: 08 maio 2014.
________.DEAES/INEP/MEC. SINAES/2009. Disponível em: abrafi.org.br/.../as_politicas_de_avaliacao_da_educacao_superior.
Acesso em: 08 maio 2014.
________________. MEC. Referenciais de Qualidade para Educação a Distância, 2007.
________________. UAB. Tabela de Bolsas de Estudos para EaD. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br Acesso em 08 maio 2014.
________________. Projeto Universidade Viva. Portal Brasil. Disponível em: www.brasil.gov.br/17/01/2013. Acesso em 08 maio 2014.
__________________. Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 12 maio 2014.
BELLONI, M.L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
BORGES NETO, H; BATISTA, J.B; YOUNG, R.S. Tutor ou professor? Reflexão sobre a docência em EaD na sociedade contemporânea. In: Anais do Congresso Internacional da AFIRSE (Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica). Disponível em
www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/Resumo_uma_classificacao.pdf. Acesso em: 07 maio 2014.
COSTA, Z. B. O Processo de Avaliação na Disciplina Educação a Distância do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Monografia apresentada. Orientador: Hermínio Borges Neto, 2013.
GARCIA ARETIO, L.. Educación a Distancia hoy. Madrid: IUED, 1996.
NEDER, M. L. C. A Formação do Professor a Distância: diversidade como base conceitual. Belo Horizonte, 1999. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais.
PRETTI, O. Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE, UFMT, 2000.
SARTORI, A.; ROESLER, J. Educação Superior a Distância. Gestão da aprendizagem e da produção de materiais didático impressos e on line. Florianópolis (Tubarão). Editora Unisul, 2005.
SILVA, M. Educação a Distância (EaD e Educação online – EOL-) nas reuniões do GT16 da ANPED (2000-2010).
SANTOS, E. In. SILVA, M.; PESCE, l.; ZUIN, A. Educação online. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
SOUSA, RP.; MIOTA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Available from SciELO Books Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 18 maio 2014.
TORI, R. Educação sem Distância. São Paulo: Ed. SENAC: São Paulo, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFC-FACED. Ementário da Disciplina Educação a Distância, 2013.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.
Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação (FACED/UFC). Ementário da Disciplina Educação a Distância, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.