Learning Analytics no Moodle: desenvolvimento e aplicação de um painel de indicadores para apoio à prática pedagógica

Autores/as

Palabras clave:

Learning Analytics, Painel de Indicadores, Moodle

Resumen

O avanço dos ambientes virtuais de aprendizagem ampliou a coleta de dados educacionais, mas sua exploração pedagógica ainda é limitada. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um painel de indicadores de Learning Analytics no Moodle, a fim de apoiar o monitoramento da aprendizagem e a tomada de decisão docente. A pesquisa envolveu 12 professores da área de Ciências e Tecnologias Educacionais, que participaram de uma oficina sobre Learning Analytics, responderam a um questionário estruturado via Google Forms e utilizaram o painel em turmas nas plataformas MOOC/Ifes e ReSaberes/SEDU. Os resultados mostraram que os docentes utilizam majoritariamente relatórios básicos do Moodle e ferramentas externas simples, enfrentando dificuldades como tempo excessivo para análise e ausência de relatórios personalizados. Após o uso do painel, destacaram a relevância de indicadores de participação, engajamento e desempenho, além de reconhecerem ganhos em comunicação com os alunos, maior agilidade e precisão no acompanhamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Porto, IFES

Bruno Porto é Doutorando em Educação em Ciências e Tecnologias, Mestre em Educação em Ciências e Tecnologias (2022), Especialista em Tecnologias em Educação a Distância e Presencial (2021), Especialista em Gerência de Tecnologias da Informação (2006), Graduado em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados (2004) e Licenciado em Matemática. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Possui experiência na área de Ciência da Computação e Educação com ênfase em Educação a Distância. Atua principalmente nas seguintes áreas: Formação de profissionais para Educação a Distância; Mediação Pedagógica em EaD; Tecnologias Educacionais; Robótica Educacional; Design Educacional e Massive Open Online Course (MOOC).

Vanessa Battestin, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (2012), mestre em Informática (2005) e bacharel em Ciência da Computação (2001), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).É professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), efetiva desde 2005. É lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), onde atualmente é Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Ciências e Educação Matemática (EDUCIMAT) e líder do grupo de pesquisa Educação e Tecnologia. É vice-coordenadora do grupo de trabalho de Institucionalização da EaD do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) desde 2016, representante dos Institutos Federais no Comitê de Coordenação Política (CCP) da UniRede e presidente da comissão de cursos abertos (MOOC) do Ifes. Especialista Internacional (perita) na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de Portugal. Vice-coordenadora no Ifes do projeto Embrace, envolvendo instituições de Finlândia, Portugal, Colômbia e Brasil. Foi diretora do Cefor de 2014 a 2019. Atua principalmente nos temas: Educação a Distância, MOOC e Tecnologias Educacionais.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Porto, B., & Battestin, V. (2025). Learning Analytics no Moodle: desenvolvimento e aplicação de um painel de indicadores para apoio à prática pedagógica. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20594

Número

Sección

Artigos