Interatividade no fórum: possibilidade de aprendizagem colaborativa
Palavras-chave:
Interatividade. Fórum. Ambiente virtual de aprendizagem. Aprendizagem colaborativa.Resumo
Este artigo enfatiza a importância da interação entre os sujeitos através do fórum no ambiente de aprendizagem Moodle, que possibilita a aprendizagem colaborativa à medida que constroem seus conhecimentos a partir da troca de saberes individuais. Considerando que com a educação a distância via internet passou-se a refletir mais a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual, apresentam-se conceitos das expressões interação e interatividade, o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e as características do fórum. Busca-se também conceituar a aprendizagem colaborativa, considerando que sua base está na troca e interação entre os envolvidos, ressaltando duas teorias que a fundamentam, embora existam outras teorias que contribuem para a compreensão da aprendizagem colaborativa: a Teoria de Piaget e de Vygotsky, por terem como base princípios construtivistas e interacionistas que dão maior suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa. Por fim, são apontadas algumas considerações sobre a interação por meio do fórum do AVA, que pode ser veículo promotor da aprendizagem colaborativa na educação à distância.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In. SILVA, Marco (org). Educação online. 3ª edição. São Paulo: Loyola, 2011.
COLL, César. Piaget, o construtivismo e a educação escolar: onde está o fio condutor? Porto Alegre: ArtMed, 1997.
GARNIER, C.; BEDNARZ, N. ULANOVSKAYA, I. Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista. Escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
HOUAISS, A; VILLAR, M. S. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
IRALA, Esrom Adriano Freitas; TORRES, Patrícia Lupion. O uso do AMANDA como ferramenta de apoio a uma proposta de aprendizagem colaborativa para a língua inglesa. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/172-TC-D4.htm
Acesso em: 05/05/2015.
LIMA, M. C. A; VIEIRA, A. A. S. Escrita colaborativa na internet: a plataforma wiki. In: ANAIS DO III CELLMS, IV EPGL e I EPPGL. Dourados, 2007. s/p.
MOODLE. In: Moodle: o software de código aberto para aprendizado colaborativo. Disponível em: http://www.moodle.org. Acesso em: 16 abr. 2015.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2010. Coleção Pensamento e Ação na Sala de Aula.
PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Estimulando a aprendizagem colaborativa. In: Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para salas de
aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PEREIRA et. al. In: MACIAL, Cristiano (org). Ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso,
ROSA, S. S. da. Construtivismo e mudança. São Paulo: Cortez, 2000. 7. ed. Coleção Questões da Nossa Época. v. 29.
ROSSATO, Maristela, RAMOS, Wilsa Maria, MACIEL, Diva Maria Albuquerque. Subjetividade e interação nos fóruns online: Reflexões sobre a Permanência em Educação a Distância. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n.2, p. 399 - 429, jul./dez. 2013.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Articulação de saberes na EAD online. Por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In. SILVA, Marco (org). Educação online. 3ª edição. São Paulo: Loyola, 2011.
SILVA, Nadja Naira Salgueiro. Aprendizagem colaborativa em um curso on-line de pósgraduação: a perspectiva dos alunos. Disponível em:
http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/258/181. Acesso em: 16 abr. 2015.
SOUZA, Patricia Cristiane de. Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem. In: MACIAL, Cristiano (org). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cuiabá: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso, 2012.
TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.
VALLIN, Celso. Educação a distância e Paulo Freire. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e Distância. v. 13. p. 37-56, São Paulo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.