Learning Analytics no Moodle: desenvolvimento e aplicação de um painel de indicadores para apoio à prática pedagógica
Palavras-chave:
Learning Analytics, Painel de Indicadores, MoodleResumo
O avanço dos ambientes virtuais de aprendizagem ampliou a coleta de dados educacionais, mas sua exploração pedagógica ainda é limitada. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um painel de indicadores de Learning Analytics no Moodle, a fim de apoiar o monitoramento da aprendizagem e a tomada de decisão docente. A pesquisa envolveu 12 professores da área de Ciências e Tecnologias Educacionais, que participaram de uma oficina sobre Learning Analytics, responderam a um questionário estruturado via Google Forms e utilizaram o painel em turmas nas plataformas MOOC/Ifes e ReSaberes/SEDU. Os resultados mostraram que os docentes utilizam majoritariamente relatórios básicos do Moodle e ferramentas externas simples, enfrentando dificuldades como tempo excessivo para análise e ausência de relatórios personalizados. Após o uso do painel, destacaram a relevância de indicadores de participação, engajamento e desempenho, além de reconhecerem ganhos em comunicação com os alunos, maior agilidade e precisão no acompanhamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
