A aplicabilidade do AVEA-Moodle no ensino da disciplina de armazenamento de grãos no IFMS - campus Ponta Porã
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17320Palavras-chave:
Metodologia, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Disciplina TecnológicaResumo
Durante o período de enfrentamento da pandemia de Covid-19 (2020-2021), através de portarias e planos de contingências, as atividades presenciais nas Universidades e Institutos Federais foram suspensas. Diante de tal situação o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) ampliou a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA) – Moodle. Este artigo objetiva realizar uma análise do uso de tal plataforma no ensino da disciplina de Armazenamento de grãos para o curso Técnico Integrado em Agricultura. O referencial teórico se embasa em artigos, dissertações e obras que discutem a temática da funcionalidade do Moodle enquanto recurso didático. Estudo transversal, quantitativo e de caráter descritivo, realizado a partir de dados primários coletados por meio de questionário aplicado via Google Forms para os estudantes do 7º Semestre do Curso de Agricultura. Nesse sentido, o trabalho envolve a análise funcionalidade do ambiente virtual de ensino aprendizagem no ensino do componente curricular técnico armazenamento de grãos e a participação assíncrona e síncrona dos estudantes matriculados nessa disciplina. O trabalho aborda discussões sobre a utilização do AVEA – Moodle no IFMS Campus Ponta Porã, durante a pandemia Covid-19, além de trazer uma descrição das atividades realizadas na disciplina. Os resultados desta pesquisa podem assentar a importância da utilização das tecnologias e os ambientes virtuais de aprendizagem nos cursos técnicos da rede federal de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 29-09-2023 (2)
- 15-07-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.