Ensino remoto como alternativa no Curso de Hotelaria do Instituto Federal do Ceará, em tempos de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16096

Palavras-chave:

Curso de hotelaria, Ensino remoto, COVID-19

Resumo

O presente trabalho trata de relato de experiência sobre o IFCE adotar o ensino remoto para o Curso de Tecnologia em Hotelaria, durante a pandemia da COVID-19. O objetivo do trabalho é relatar a percepção do sujeito docente na utilização do ambiente virtual de aprendizagem, Classroom, considerando vantagens e desvantagens nas práticas pedagógicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a partir da ação do pesquisador e demais participantes. Como resultados, observou-se a vantagem do trabalho em casa, proporcionando maior contato com a família e diminuição do estresse. Já, como desvantagens foram apontadas o distanciamento físico dos alunos e menos interação nas aulas síncronas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n- 343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em: 12 out 2020.

DASA. Lockdown durante a pandemia do Coronavírus: o que é e quais países adotaram. Disponível em:< https://dasa.com.br/blog-coronavirus/lockdown-coronavirus-significado> Acesso em: 12 out 2020.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FARIAS, A. A.; LOPES, L. F. O que e o quem da ida: história e fundamentos. Curitiba: In-terseres, 2013.

IFCE. Campus Fortaleza. Plano pedagógico do curso superior de tecnologia em hotelaria, modalidade presencial (PPC). Fortaleza, 2018.

IFCE. IFCE em números. Disponível em: <http://ifceemnumeros.ifce.edu.br/>. Acesso em: 20 maio 2018.

IFCE. Nota técnica nº 03/2020/DIREN/IFCE. Disponível em: file:///D:/Users/Regis/Downloads/Nota%20Tecnica%20N%C2%BA%2003%20DIREN%20e%20DG%20(1).pdf Acesso em: 12 out 2020.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2015.

Downloads

Publicado

20-06-2021

Como Citar

Esmeraldo, L. R. A., & Silvano, A. M. da C. (2021). Ensino remoto como alternativa no Curso de Hotelaria do Instituto Federal do Ceará, em tempos de Covid-19. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 127–132. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16096

Edição

Seção

Relatos de experiência