O combate de uma vida-de-professora-pesquisadora à redacionalização da escrita no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10433

Palavras-chave:

Ensino Médio. Formação de professores. Biografema. Juventude.

Resumo

Este artigo problematiza as práticas de escrita redacionalizadas pelas demandas utilitárias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Objetiva apresentar uma proposta de combate de uma vida-de-professora-pesquisadora à redacionalização da escrita no Ensino Médio. Para tanto, mune-se dos conceitos de “escritura” e de “biografema” do crítico literário francês Roland Barthes, bem como dos traços do de inutilezas, do poeta Manoel de Barros, a fim engendrar pela Política do Texto (COSTA, 2017) um combate às práticas de escrita redacionalizadas nessa etapa da Educação Básica. Tramado metodologicamente ao modo de cenas-biografemáticas de uma vida-de-professora-pesquisado-ra em uma sala de aula de escola pública; as cenas são parte do combate que propõe pela escritura-biografemática das inutilezas de uma língua um escape mínimo às demandas utilitárias do escrever no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Viviane Cristina Maruju, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Letras. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul - UCS

Sônia Regina da Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Educação pela UFRGS. Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Letras da Universidade de Caxias do Sul- UCS

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela UCS. Doutor em Letras pela PUCRS. Professor e pesquisador na Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

16.07.2020

Como Citar

Maruju, V. C., Matos, S. R. da L., & Ramos, F. B. (2020). O combate de uma vida-de-professora-pesquisadora à redacionalização da escrita no Ensino Médio. Raído, 14(34), 244–258. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10433

Edição

Seção

Artigos Científicos - Temática livre