Ações e atos de universitários formadores de professores: a pesquisa como discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20341

Palavras-chave:

formação docente, letramentos universitários, universidade e escola, discursos

Resumo

Situada a partir de posições ocupadas dentro do campo universitário como professora, pesquisadora e extensionista, inauguramos um projeto de pesquisa que observe as enunciações docentes e discentes, identificando traços significativos de transformações possíveis. A justificativa é a necessária transformação identitária dos sujeitos acadêmicos docentes e discentes. Apresentamos princípios de uma pesquisa mater que se inaugura, sob a qual outras se articularão. O objetivo consiste na observação, seleção de eventos relevantes e sua análise crítica, de modo a constituir o foco em nossa própria ação acadêmica, tomada como sua vertente formadora de professores na universidade. Como resultado, almeja-se estabelecer balizas teóricas e critérios coerentes que construam a proposição de uma régua ou medida, a funcionarem num tempo futuro, quando as ações junto a outros discentes – alunos da escola da Educação Básica – produzirão efeitos imponderáveis, pois apostamos que em termos de experiência, o que agentes docentes universitários fizermos com nossos estudantes pode ser condicionante do que estes farão com seus alunos. As formas como concebemos nossas próprias ações podem agir em prol da produção de um jogo de imagens, interconstitutivo entre estudantes e professores universitários, já beneficiado por constituições de outros discursos, produzidos no âmbito da extensão universitária (Pêcheux, 2014; Geraldi, 1992). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Thomé de Andrade, UFRJ

Professora Titular de Formação de professores na Faculdade de Educação da UFRJ. Trabalha sobre a temática da Formação de Professores, tomando especialmente por sujeitos de pesquisa os professores alfabetizadores. A pedagogia e a didática da alfabetização é considerada pela via de uma abordagem discursiva e ao mesmo tempo a pesquisa analisa os discursos presentes entrecruzados nos espaços de formação de professores, inicial e continuada. 

Referências

ANDRADE L. T., A montagem de uma pesquisa: a formação de professores alfabetizadores e suas exotopias constitutivas, Revista da ABRALIN, São Paulo, v. Eletrônico, n. Especial, p. 311-331, 2011

BAKHTIN M., Estética da criação verbal, São Paulo, Editora Martins Fontes, 2003

CASTRO, L. R. de & BESSET, V. L. (Orgs.) Pesquisa-Intervenção na infância e Juventude Trarepa/Faperj, Rio de Janeiro, 2008

CRUZ G. B., PAIVA, M. M. & LONTRA V. A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional in Revista Brasileira de pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, p. 956-972, set./dez. 2021.

CRUZ G. B., FARIAS I. M. S. & HOBOLD M. de S. (Org.), Pesquisa-formação e indução docente Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2025.

FIAD R. S. Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia. Revista do Gel, São Paulo, v. 14, n. 13, 2017.

FREIRE P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

GERALDI J. W., Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

KLEIMAN A., Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN A. B. (org.) Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP.: Mercado de Letras, p. 15-61, 1995.

LEA M. R.; STREET B. V. O Modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n 2, 2014.

MOITA F. M. G.a S. C. & ANDRADE F. C. B. de Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação Revista Brasileira de Educação Rio de Janeiro, v. 14 n. 41, ANPED pp. 269-280 maio/ago. 2009.

PÊCHEUX M. Por Uma Análise Automática Do Discurso - Uma Introdução À Obra De Michel Pêcheux. Campinas, S.P. Editora da Unicamp, 2014.

RIBEIRO D. Lugar de Fala São Paulo, Editora Jandaíra, 2019.

ROJO R. H. R. & MELO, R. A arquitetônica bakhtiniana e os multiletramentos in ROJO, R. H. R. & NASCIMENTO, E. L. (orgs.) Gêneros de Texto/Discurso e os desafios da contemporaneidade, Campinas: SP, Editora Pontes, 2014.

STREET B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Preess, 1984.

Downloads

Publicado

13.12.2025

Como Citar

de Andrade, L. (2025). Ações e atos de universitários formadores de professores: a pesquisa como discurso. Raído, 19(48), 195–213. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20341