Óga pysy (casa de reza) Guarani e Kaiowá: espaço de resistência e de encontro dos seres (humanos e não-humanos).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i45.18846

Palavras-chave:

Cosmologias Indígenas, Guarani Kaiowá, espaço, teko porã, casa de reza

Resumo

Apresenta-se aqui, a partir da visão de um intelectual Kaiowá, o modo de compreender o espaço a partir do sentido cultural da casa de reza (óga pysy) dentro do tekoha – termo que, para além da sua tradução como aldeia ou território, significa o lugar onde se realiza o teko porã, o jeito de viver belo e perfeito segundo a cosmologia Kaiowá. Este texto foi feito para apresentar a construção de uma óga pysy na FAIND, Faculdade Intercultural Indígena da UFGD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliel Benites, UFGD

Eliel Benites é Diretor do Departamento de Línguas e Memórias Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, e Professor auxiliar na Faculdade Intercultural Indígena FAIND/UFGD. É Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados, e mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco,  graduado em licenciatura indígena, Teko Arandu, pela Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá, com ênfase em Ensino de Ciências da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: Guarani e Kaiowá, Educação Escolar indígena, cosmologias e cinema Guarani e Kaiowá. É membro da Associação de Realizadores Indígenas (ASCURI).

Referências

BENITES, Eliel. A Busca do Teko Araguyje (jeito sagrado de ser) nas retomadas territoriais Guarani e Kaiowá. Tese de Doutorado apresentada ao PPG em Geografia da UFGD. Dourados: UFGD, 2021.

CHAMORRO, Graciela (org.) Dicionário Kaiowá-Português. 2a. Ed. Belo Horizonte: Javali, 2023.

Downloads

Publicado

03.09.2024

Como Citar

Benites, E. (2024). Óga pysy (casa de reza) Guarani e Kaiowá: espaço de resistência e de encontro dos seres (humanos e não-humanos).: . Raído, 18(45), 21–31. https://doi.org/10.30612/raido.v18i45.18846

Edição

Seção

Revisitando a “Carta Guarani Kaiowá”: repercussões, retomadas.