Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Saltar a avisos
Ir al número actual
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Raído
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Registrarse
Entrar
Avisos
NOVA PUBLICAÇÃO
2024-09-03
Leer más
Leer más acerca de NOVA PUBLICAÇÃO
Número actual
Vol. 19 Núm. 48 (2025): Olhares cruzados sobre a escrita universitária
Publicado:
2025-12-13
PRESENTACIÓN
Apresentação
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Inês Signorini, Luciani Tenani, Johannes Angermuller
8-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20976
Eixo 1
O gênero relatório de estágio como catalisador de uma escrita implicada: valorações sobre o ser e o fazer docente no campo do estágio
Pollyanne Bicalho Ribeiro, Joaquim Junior da Silva Castro, Francisco Rogiellyson da Silva Andrade
13-31
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20246
A (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do profis: enfoque argumentativo
Renata Palumbo, Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Anderson Carnin
32-52
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20307
Representações de universitários sobre leitura e produção de textos acadêmicos
Eliana Merlin Deganutti de Barros, Adair Vieira Gonçalves
53-73
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20312
Reflexividade crítica e(m) práticas de letramentos acadêmico-científicos: representações do fazer científico da perspectiva de pós-graduandos em humanidades
Juliana Alves Assis, Fabiana Komesu, Ada Magaly Matias Brasileiro
74-93
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20462
Reflexões sobre práticas de letramento acadêmico-científico por pesquisadores e professores em formação
Emerson de Pietri
94-113
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20463
El papel de la escritura académica en la formación de profesores de portugués como lengua no materna
Patricia Hilda Franzoni , Germán Correa, María José Silva Leite
114-130
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20466
Eixo 2
Entre autores: a noção de “transformação” dos letramentos acadêmicos em pesquisas no Brasil
Flávia Danielle Sordi Silva Miranda, Raquel Salek Fiad
131-151
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20308
Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita
Pedro Augusto Pereira Brito, Cristiane Carneiro Capristano
152-172
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319
Escreve-se como ensaio, publica-se como artigo? Hibridização e padronização na escrita acadêmica
Karina Menegaldo
173-194
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20331
Acciones y hechos de los formadores de docentes universitarios: la investigación como discurso
Ludmila de Andrade
195-213
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20341
Eixo 3
Relação entre anotação e desempenho de leitura no ensino superior
Paula Ávila Nunes, Roberlei Alves Bertucci
214-238
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20263
O uso do chatgpt como estratégia de avaliação na universidade: mobilizando os processos de conhecimento dos multiletramentos
Petrilson Pinheiro, Débora Arruda, Edson Pinheiro
239-256
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310
Asynchronous online debates for critical thinking in undergraduate psychology courses
Jean-Marc Meunier
257-277
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20320
Modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos: uma análise comparativa multidisciplinar
Sílvia Araújo, Micaela Aguiar
278-295
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20339
Práticas de letramentos acadêmicos com podcasts em letras: a heterogeneidade de vozes discursivas na escrita de roteiros
Adriana Fisher, Arnalda Dobric, Thais de Souza Schlichting, Camila Grimes
296-315
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20464
Entrevistas
Escrita, ação e autonomia na linguística e na história: um diálogo interdisciplinar sobre os usos sociais da escrita
Cristian Imbruniz
316-337
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20321
Agradecimento
Agradecimento
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Inês Signorini, Luciani Tenani, Johannes Angermuller
PDF (Português (Brasil))
Ver todos los números
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Block title
Nísia Floresta: una voz oculta en la literatura brasileña
1337
Os desafios da escrita feminina na história das mulheres
976
Estágio supervisionado e ensino de Língua Portuguesa: reflexões no curso de Letras/Português da UFPB
814
Aspectos morfológicos da Libras: reflexões necessárias sobre o processo de formação de sinais
748
O Amor Cortês – suas origens e significados
665
Preservada en:
indexadores