Debates assincronos em linha para ensinar pensamento crítico a estudantes de psicologia
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20320Palavras-chave:
Ensino à distância,, Pensamento crítico, Educação, Análise polémicaResumo
Há vários anos que desenvolvemos um programa de formação em pensamento científico no âmbito do curso de psicologia do instituto de ensino à distância da Universidade de Paris 8. Após uma formação em análise crítica de documentários no primeiro ano, os estudantes são introduzidos na análise de controvérsias socio-científicas no segundo ano, em debates online assíncronos em pequenos grupos. A reação dos alunos a este curso tem sido muito positiva. Neste artigo, apresentamos uma análise cognitivo-discursiva dos debates e uma análise quantitativa das anotações produzidas pelos alunos. Os resultados revelam um elevado nível de investimento dos alunos neste tipo de atividade, com um número de referências estudadas muito acima do mínimo prescrito e anotações ricas dos textos, mas também dificuldades em problematizar os debates. O nosso programa oferece uma formação progressiva e aprofundada do pensamento crítico. O facto de nos basearmos na investigação e na análise documental nos nossos cenários de ensino contribui também para uma maior autonomia na aprendizagem e para o desenvolvimento de sólidas competências interdisciplinares que serão reinvestidas no terceiro ano, durante a iniciação à investigação, e depois no mestrado.
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