Entre autores: a noção de “transformação” dos letramentos acadêmicos em pesquisas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20308Palavras-chave:
transformação, letramentos acadêmicos, diálogoResumo
A partir de nossas leituras no campo dos Letramentos Acadêmicos – ACLITS (cf. Lea e Street, 2014; Lillis et al., 2015) – propomos, no artigo, explorar a noção de transformação e refletir sobre apropriações em pesquisas no Brasil. Considerando a expansão dos ACLITS localmente, desenvolvemos uma análise indexicalizada (Lillis, 2008) de publicações científicas desde o século XXI, que tematizam o ensino da escrita na universidade (Miranda e Fiad, 2024), a fim de conhecer como incorporaram os princípios transformativos. Nossa análise identificou quatro modos de apropriação, que foram nomeados a partir de Lillis et al. (2015): “Em direção ao projeto transformativo”, “Travessia de fronteira”, “Pensamento heurístico, instituições e possibilidades transformacionais” e “Transformação aberta: lente etnográfica e uma tendência da suspeita”. Por último, sugerimos a transformação como potencial fundamento para pesquisas em Linguística Aplicada.
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