Reflexões sobre práticas de letramento acadêmico-científico por pesquisadores e professores em formação
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20463Palavras-chave:
letramento acadêmico-científico, intergenericidade, formação de professoresResumo
Neste trabalho são apresentados resultados de pesquisa com que se objetiva conhecer os efeitos produzidos pelas práticas pedagógicas e científicas desenvolvidas em contexto acadêmico, sobre as estratégias linguístico-discursivas mobilizáveis pelo professor em formação. O material de análise é resultante de atividade de produção textual realizada em uma disciplina de Pós-Graduação, em que foi proposta a elaboração de um press release, gênero voltado à apresentação de novidades a um público de não especialistas, para a divulgação, não de conhecimentos recentemente produzidos, mas de uma obra de longeva e ampla circulação no meio acadêmico. Foram analisados, com base em elementos de análise do discurso acerca da noção de gêneros textuais/discursivos, os textos produzidos pelos participantes que fossem professores de língua portuguesa na educação básica. A análise evidenciou que os textos produzidos se organizam intergenericamente como compósitos de elementos provenientes de gêneros acadêmico-científicos diversos, como resumos, resenhas, anúncios, textos de divulgação científica etc. Os resultados mostram que, quando se subvertem as referências de tempo e espaço para a produção do gênero a se conhecer, os modos como normalmente são agenciados os gêneros já conhecidos se alteram, produzindo efeitos de estranhamento que podem ser formativos na medida em que desestabilizam aspectos já normalizados.
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