Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319

Palavras-chave:

Memória Discursiva, Letramento Acadêmico, Análise do Discurso, Escrita no Ensino Superior

Resumo

Neste artigo, exploramos a relação entre Letramento Acadêmico e Memória Discursiva para investigar a constituição histórica das concepções de escrita de docentes do ensino superior. Analisamos o dizer de professores das áreas de Ciências Contábeis, Engenharia e Ciências Econômicas em entrevistas semiestruturadas, caracterizando como a memória discursiva atua na formulação de suas percepções. Fundamentamo-nos na Análise de Discurso de linha francesa, nos estudos em Letramentos Acadêmicos e em sua vertente etnográfico-discursiva. A análise, inspirada no Paradigma Indiciário, centra-se em pistas (elementos linguísticos, enunciativos e/ou discursivos presentes na construção do texto oral/falado) das concepções de escrita de docentes do ensino superior identificadas no fio do discurso, interpretando-as como indícios do trabalho da memória. Os resultados apontam para a hegemonia de uma memória que concebe a escrita como tecnologia, indicando a persistência de visões tecnicistas que se sobrepõem a noções da cultura disciplinar de cada área.

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Biografia do Autor

Pedro Augusto Pereira Brito, UNESPAR

Doutor em Letras com ênfase em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) com período sanduíche nos Estados Unidos da América, no Darmouth College, financiado pelo Programa PDSE/Capes. Mestre em Letras pela mesma instituição e graduado em Letras Português, Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Membro dos grupos de pesquisa Aquisição da Escrita (CNpQ) e Prádis (UNESPAR). Enquadra-se na área de Linguística Aplicada, tendo seus estudos voltados à linha de Ensino e Aprendizagem de línguas, mais especificamente sobre questões relacionadas à Escrita, Letramentos Acadêmicos, Formação de Professores e Análise Linguística.

Cristiane Carneiro Capristano, UEM

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Estudos Linguísticos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e graduada em Letras (Português/Italiano) pela mesma universidade. Fez Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Professora Associada (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE - UEM). Desde de 2010, é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a aquisição da escrita", vice-líder, desde 2016, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Práticas de leitura e escrita em português língua materna" e integrante, desde 2001, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a linguagem". Atua nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas com ênfase nos temas: escrita infantil, produção escrita em diferentes nives de escolaridade, ensino e aprendizagem de língua materna, relação ortografia e fonologia e letramentos.

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Publicado

13.12.2025

Como Citar

Pereira Brito, P. A., & Carneiro Capristano, C. (2025). Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita. Raído, 19(48), 152–172. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319