Práticas de letramentos acadêmicos com podcasts em letras: a heterogeneidade de vozes discursivas na escrita de roteiros
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20464Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, podcasts, vozes discursivas, acadêmicosResumo
A produção de podcasts por acadêmicos de cursos de Letras foi um recurso proposto em duas instituições de ensino superior: uma no sudeste e outra no sul do Brasil. Partiu da problemática em torno da formação inicial docente em línguas, como parte dos letramentos acadêmicos. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar manifestações da heterogeneidade de vozes discursivas na produção escrita de roteiros de podcasts. Sob uma perspectiva etnográfica da linguagem, é privilegiada, nas análises, a produção de episódios de podcasts, relativamente ao roteiro escrito, em diálogo com a divulgação científica via podcast. Adota-se uma visão interacional da escrita dos podcasts, em diálogo com a heterogeneidade de vozes discursivas na produção dos roteiros. Quanto às formas de referência a essas vozes, os dados indicam manifestações de paráfrases e metáfrases, segundo proposição de Bertrand Daunay, com prevalência de paráfrases. Assim, com foco na divulgação científica, essa heterogeneidade se faz notar no movimento que tensiona modos de referência ao discurso de outrem e modos de compreensão sobre o ensino de língua portuguesa, que comumente se enunciam na sociedade.
Downloads
Referências
ASSIS, J.; KOMESU, F.; POLLET, M-C. A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news: desafios para os estudos de letramentos na pandemia da Covid-19 e além. Scripta, Belo Horizonte, v. 25, n. 54, p. 9-38, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/27640. Acesso em: 17 out. 2025.
BOCH, F.; GROSSMANN, F. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 97–108, 2002. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12452. Acesso em: 17 out. 2025.
CORRÊA, M. L. G. C. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CRISTOVÃO, V. L. L.; BRAZ, B. O.; BELINELLI, G. P. Ciência, Linguística e divulgação científica: entendimentos de estudantes brasileiros/as e portugueses/as. Raído, v. 18, n. 46, p. 121–147, 2024. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/18091. Acesso em: 17 out. 2025.
DAUNAY, B. Metáfrase e paráfrase: modalidades da apropriação do discurso de outrem na escrita acadêmica. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, p. 363-380, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/CbKDKqxFHBW7ZjDFKVB4WmP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 out. 2025.
DOLZ, J. A divulgação científica na prática da formação docente. Conferência de Abertura da 3ª FIP, out. 2021. YouTube da ALAB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lLDkH41t6X0. Acesso em: 08 jul. 2025.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
FISCHER, A. Práticas de letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: problematizações em contextos formativos. In: LARANJEIRA, R.; MIRANDA, F.; PARIS, L. Letramentos acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel S. Fiad. São Paulo: Pedro & João Editores, 2022. p.89-120.
GRILLO, S. V. de C. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. 2013. 333 p. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
KLEIMAN, A. Perspectivas críticas na formação de professores na contemporaneidade. In: SILVA, S. B. B.; ASSIS, J. A.; SEMECHECHEM, J. Formação de professores: por uma agenda política, ética e transformadora. Campinas: Pontes, 2024. p. 47-64.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Oxfordshire, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 17 out. 2025.
LEA, M. R.; STREET, B. V. The “academic literacies” model: theory and applications. Theory into practice, Oxfordshire, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15430421tip4504_11. Acesso em: 17 out. 2025.
LILLIS, T. Ethnography as Method, Methodology, and "Deep Theorizing": Closing the Gap
Between Text and Context in Academic Writing Research. Written Communication, v. 25,
n. 3, p. 353-388, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0741088308319229. Acesso em: 17 out. 2025.
SKUKAUSKAITE, A.; GREEN, J. L. Interactional Ethnography: Designing and Conducting Discourse-Based Ethnographic Research, Nova Iorque: Routledge, 2022.
STREET, B. V.; LEA, M. R.; LILLIS, T. Revisiting the question of transformation in academic literacies: The ethnographic imperative. In: LILLIS, T.; HARRINGTON, K.; LEA, M. R.; MITCHELL, S. Working with academic literacies: Case studies towards transformative practice. Anderson, South Carolina: Parlor Press; Fort Collins, Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 385-390.
TENANI, L.; KOMESU, F.; CHACON, L. Usos do podcast para fins acadêmicos: notas sobre relações entre oralidade/fala e letramento/escrita. In: FIAMENGUI, A. H. R. et al. Linguística(s) e Memória(s): uma homenagem a Roberto Gomes Camacho. Manuscrito em edição. 2022.
TENANI, L.; PIETRI, E. de; FISCHER, A.; DOBRIC, A. Letramentos acadêmico-científicos e a formação docente inicial: movimentos de cooperação, distanciamento e resistência na produção de podcast. In: KOMESU, F.; ASSIS, J. A.; EL HOUDNA, Y. Desafios em letramentos acadêmico-científicos. v. 5. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2024. p. 358-383.
VICENTINI, M. Escrita científica em distintas áreas de conhecimento: práticas letradas em contextos global e local. 2024. 248 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
