Caracterização dos consumidores de ovos no município de Dourados-MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16043Palavras-chave:
Avicultura, Consumo de ovos, Mercado avícolaResumo
Por se tratar de um alimento completo, de alta qualidade e preço acessível, o ovo torna-se um alimento mundialmente consumido. O conhecimento das preferências e o comportamento dos consumidores são importantes para os produtores e mercado, visando atender as exigências deste público mais seleto, portanto, objetivou-se com esta pesquisa estabelecer o perfil do consumidor de ovos de galinhas no município de Dourados - MS, e saber seus critérios e preferências na hora da compra. Para coleta dos dados foram aplicados questionários utilizando o Formulário Google Forms através de sítios de mídia social (Whasapp, Facebook, e-mail). O perfil do consumidor de ovos de galinha do município de Dourados – MS é representado em sua maioria por mulheres na faixa etária de 21 a 30 anos. O consumo de ovos de galinha no município foi expressivo, demonstrando o interesse da população em consumir este produto de grande valor nutricional para a saúde. E que a maioria da população entrevistada afirma consumir ovos de galinha pelo fato de ser saboroso e saudável, e não demonstram preferência pela coloração da casca.
Downloads
Referências
DE SOUSA, A. F.; PORTELA, G. L. F.; DE MOURA, R. L. Perfil Do Consumidor De Ovos De Codorna Da Cidade De Timon-Ma. Revista IESM, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2017.
DOS SANTOS NUNES, A.; FERREIRA, B. J. M.; DE PAULA MENDES, A. M. Caracterização E Avaliação Do Perfil Consumidor De Ovos De Galinha No Município De Santa Cruz-Pe. Jornada de Iniciação Científica e Extensão, v. 1, n. 1, 2019.
FARIA, I. G.; FERREIRA, J. M.; GARCIA, S. K. Mercado consumidor de carne suína e derivados em Belo Horizonte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.58, n.2, p.251-256, 2006.
FRANCISCO, D. C.; NASCIMENTO, V. P.; LOGUERCIO, A. P.; CAMARGO, L. Caracterização do consumidor de carne de frango de Porto Alegre. Ciência Rural, Santa Maria, v.37, n.1, p.253-258, 2007.
FUJIKURA, W.S. A posição de São Paulo no mercado nacional de ovos de codorna e o perfil do consumidor paulistano. In: II Simpósio Internacional E I Congresso Brasileiro De Coturnicultura, 2004, Lavras. MG. Anais...Lavras, 2004.
GERALDO, A., VALENTIM, J. K., ZANELLA, J., MENDES, J. P., SILVA, A. F., GARCIA, R. G., ... & DE CARVALHO PANTOJA, J. Perfil dos produtores e consumidores de carne de frango caipira na região do Alto São Francisco–MG. RealizAção, v. 7, n. 14, p. 81-93, 2020.
MAGALHÃES, A. P. C; CURVELLO, F. A.; MORENZ, M. J.; CALIXTO, L. F.; REZENDE,
S. R. F. Qualidade de ovos comerciais de acordo com a integridade da casca, tipo de embalagem e tempo de armazenamento. Revista de Ciência da Vida, v.32, p.51-62, 2012.
MENDES, L. J.; MOURA, M. M. A.; MACIEL, M. P.; REIS, S. T.; SILVA, V. G.; SILVA, D.
B.; MOURA V. H. S.; MENESES, I. M. A.; SAID, J. L. S. Perfil do consumidor de ovos e carne de frango do município de janaúba-mg. ARS Veterinaria, v.32, n.1, p.081-087, 2016.
SALVADOR, Mirian; DALLA SANTA, Patrícia. Teores de macronutrientes e de colesterol em diferentes tipos de ovos. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, v. 20, n. 1, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexander Alexandre de Almeida, Jean Kaique Valentim, Joyce Zanella, Janaína Palermo Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.