Atleta Animal: Participação de animais em práticas esportivas sobre a perspectiva da comunidade das ciências agrárias
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15381Palavras-chave:
Bem-estar Animal. Esporte Animal. Profissionais das Agrárias.Resumo
As Vaquejadas, Rodeios e Provas de Laço são modalidades esportivas e culturais de nosso País, que estão entremeadas no cotidiano de muitos brasileiros a muitas gerações. Busca-se com o presente trabalho analisar a opinião de profissionais e estudantes das ciências agrárias de todo o país. Foi realizada uma pesquisa descritiva – exploratória via questionário, disponibilizada na internet a partir do Google Docs formulários, foram obtidos 250 registros. O cenário atual da atividade exibe muitos pontos que ainda são muito discutidos e polemizados. Na análise dos resultados, a maiorias dos entrevistados está na faixa etária de 15 a 25 anos, homens e mulheres, com ensino superior completo, conhecedores dos preceitos de Bem-estar, concordam com o uso de animais na prática de esportes, conhecem a legislação que regulamenta estas práticas, porém não concordam, além da fiscalização não ser eficiente e que conscientização da população é o principal influenciador para melhorar este cenário.Downloads
Referências
AMORIM, L. M. P. V. et al. Percepção e atitude da população de Lauro de Freitas, Bahia, em relação aos animais: dados preliminares. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONCEITOS EM BEM-ESTAR ANIMAL, 2., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: WSPA, 2007.
AMORIM, B. P.; OLIVEIRA, C. E. C.; OLIVEIRA CAETANO, G. A. Maus tratos aos animais em manifestações culturais: uma análise sobre a perspectiva jurídica. PUBVET, v.14, n.1, a498, p.1-14, Jan., 2020.
BUONORA ,G.S. et al. Estudo da ocorrência de leões gástricas em cavalos de vaquejada . Braz j vet Res anim Sci, v.41 (supl), p.263-264, 2004.
BRANDÃO, I.M. Crimes ambientais: uma visão sobre as práticas do rodeio e da vaquejada. Interfaces Cientificas - Direito. v.2, n.2, p.93-104, 2014.
FRASER, D., et al. A scientific conception of animal welfare that reflects ethical concerns. Animal Welfare, v.6, n.3, p.187-205, 1997.
GERALDO, ADRIANO et al. Perfil dos produtores e consumidores de carne de frango caipira na região do Alto São Francisco–MG. RealizAção, v. 7, n. 14, p. 81-93, 2020.
LEITE, Gabriela Duarte Oliveira et al. Desenvolvimento de atividade entre alunos e animais de companhia resgatados. RealizAção, v. 7, n. 14, p. 14-22, 2020.
PANICACCI, F.L. Os rodeios e a jurisprudências paulista sobre as práticas que submetem animais a crueldade. p.1-27, 2012.
SIMON, V.; et al. O rodeio como uma prática esportiva de identidade cultura na região Sul do Brasil. Pubvet. v.12, n.12, a 201, p. 1-6, 2018. Doi: 10.31553/pubvet.v12n11a20.1-6
KUKUL, I. M. Maus tratos aos animais: A anã lise da constitucionalidade das festas de rodeio. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 1, p.1-10, 2017.
LOPES, K. R. F.; BATISTA, J. S.; DIAS, R. V. C; SOTO-BLANCO, B. INFLUÊNCIA DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA SOBRE OS PARÂMETROS INDICADORES DE ESTRESSE EM EQUINOS. Ciência Animal Brasileira, v. 10, n. 2, p. 538-543, abr./jun. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RealizAção
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.