Explorando os biomas brasileiros por meio de jogos educacionais: uma proposta para estudantes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18224

Palavras-chave:

Prática educativa, Ensino, Educação Ambiental

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado, indubitavelmente, é uma etapa essencial para a formação de estudantes dos cursos de licenciatura. Nesse período, os discentes, tem a oportunidade de integrar teoria à prática, construindo conhecimentos valorosos ao mediar diferentes objetos de conhecimento. Sendo assim, com o ensejo de demonstrar a importância desse momento para a formação inicial de acadêmicos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, nesse trabalho, buscou-se relatar experiências concebidas a partir de uma prática educativa sobre o tópico de ensino biomas brasileiros. Para isso, foi elaborado um plano de ensino, com o intuito de nortear as atividades teóricas e práticas idealizadas pelos professores em formação, do qual foi aplicado e analisado posteriormente, produzindo as reflexões que serão apresentadas nesse estudo. O público-alvo do desenvolvimento dessas atividades, foram estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da região da Grande Dourados. Após a elaboração, aplicação e avaliação das atividades, foi possível compreender a importância do Estágio Curricular Supervisionado para o preparo do exercício futuro da docência na Educação Básica. Infere-se, que atividades que fogem dos modelos tradicionais de ensino, podem contribuir significativamente na participação ativa e no protagonismo dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Ademais, salienta-se sobre a importância da discussão dessa temática sob uma perspectiva crítica,  proporcionando uma maior racionalidade ambiental desses sujeitos.

Downloads

Biografia do Autor

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mateus Vinicius Teles Lima, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduando em Licenciatura em Ciencias Biológicas

Thais Pereira Fonseca Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Victor Gabriel de Lima Baratela, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas

Ezequiel Marques Suriano, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciado em Cienicas Biológicas pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Mestrando em Ensino de Ciências e Matemáticas (UFGD)

Referências

BIANCHI, A. C. M., et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.

BRITO, V. L. T .et al. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22-42, 2016.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SCALABRIN, I. C & MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas." Revista unar. 7.1 (2013): 1-12.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Santos, D. C. M. dos, Teles Lima, M. V., Fonseca Ferreira, T. P., de Oliveira Yamazaki, R. M., de Lima Baratela, V. G., & Marques Suriano, E. (2024). Explorando os biomas brasileiros por meio de jogos educacionais: uma proposta para estudantes do ensino fundamental. RealizAção, 11(22), e024007. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18224

Edição

Seção

Artigos