Explorando os biomas brasileiros por meio de jogos educacionais: uma proposta para estudantes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18224Palavras-chave:
Prática educativa, Ensino, Educação AmbientalResumo
O Estágio Curricular Supervisionado, indubitavelmente, é uma etapa essencial para a formação de estudantes dos cursos de licenciatura. Nesse período, os discentes, tem a oportunidade de integrar teoria à prática, construindo conhecimentos valorosos ao mediar diferentes objetos de conhecimento. Sendo assim, com o ensejo de demonstrar a importância desse momento para a formação inicial de acadêmicos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, nesse trabalho, buscou-se relatar experiências concebidas a partir de uma prática educativa sobre o tópico de ensino biomas brasileiros. Para isso, foi elaborado um plano de ensino, com o intuito de nortear as atividades teóricas e práticas idealizadas pelos professores em formação, do qual foi aplicado e analisado posteriormente, produzindo as reflexões que serão apresentadas nesse estudo. O público-alvo do desenvolvimento dessas atividades, foram estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da região da Grande Dourados. Após a elaboração, aplicação e avaliação das atividades, foi possível compreender a importância do Estágio Curricular Supervisionado para o preparo do exercício futuro da docência na Educação Básica. Infere-se, que atividades que fogem dos modelos tradicionais de ensino, podem contribuir significativamente na participação ativa e no protagonismo dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Ademais, salienta-se sobre a importância da discussão dessa temática sob uma perspectiva crítica, proporcionando uma maior racionalidade ambiental desses sujeitos.
Downloads
Referências
BIANCHI, A. C. M., et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
BRITO, V. L. T .et al. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22-42, 2016.
FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SCALABRIN, I. C & MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas." Revista unar. 7.1 (2013): 1-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Mateus Vinicius Teles Lima, Thais Pereira Fonseca Ferreira, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Victor Gabriel de Lima Baratela, Ezequiel Marques Suriano
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.