Variação de preços e disponibilidade de pescados durante a semana santa em Dourados, Mato Grosso do Sul: Uma ação de extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18789

Palavras-chave:

Alimentos processados, Consumo de peixe, Nutrição

Resumo

O processamento de pescados pode agregar valor, oferecendo um produto essencial para consumo humano, especialmente na Semana Santa no Brasil. Com isso, investigamos a variação de preços de pescados processados em hipermercados da cidade de Dourados, MS. Foram coletadas variáveis como marca, preço, peso, tipo de produto e mercado para análise de operações aritméticas e visualização gráfica utilizando o software RStudio. Fatores como localização e custos podem influenciar essas variações. Ademais, os produtos exóticos, como linguiça de jacaré e ovas de peixe, têm preços mais altos, enquanto empanados predominam. Marcas de pescado beneficiadas e processadas em outras regiões do Sul foram as mais acessíveis economicamentes, enquanto as marcas da região Centro-Oeste apresentam preços mais elevados. Esses variação em relação ao preço podem estar relacionados com a qualidade e no valor percebido pelo consumidor. Logo, verificamos que há uma variação de preços de pescados nos mercados, mas este pode ser influenciado devido a datas especiais, localização e a qualidade do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Bezerra Vettorazzi, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de Engenharia de Pesca, Campus Camocim

Atualmente é professora Adjunta I do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, pesquisadora voluntária da Universidade Federal do Ceará, ligada ao departamento de Química Orgânica e Inorgânica, com linha de pesquisa em biotecnologia do cultivo de algas.

Andressa Gonçalves Marques , UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados, Rodovia Dourados/Itahum unidade 2, Dourados - MS

Rita de Cassia Gonçalves Marques, UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados, Rodovia Dourados/Itahum unidade 2, Dourados - MS

Daniele Menezes Albuquerque, UFGD

Faculdade de Ciências Agrárias

Aquicultura Continental

Referências

BATISTA, A. A contribuição da piscicultura para as pequenas propriedades rurais em Dourados - MS. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) Dourados-MS: UFGD, 2013. 93p.

BRASIL. Manual de reinspeção de produtos de origem animal. 2023. Manuais da SDA.

DANTAS FILHO, et al. Desenvolvimento da Jacaricultura no Brasil. Revista Ciência e Saúde Animal, v.2, p.32-47, 2020.

DANTAS FILHO, J.V.; FREITAS, C.D.O.; CAVALI, J. Viabilidade econômica e aspectos produtivos de peixes nativos da Amazônia. 1 ed: Brazilian Journals Editora, 2021. 94p.

DESING, A. BHMINAS - Por que alguns bairros são mais caros do que outros? 2021.

DINO. Caviar é um dos alimentos mais caros do mundo. 2022.

EMBRAPA. Visão: o futuro da agricultura brasileira. [S. l.]: Embrapa, 2018.

LIMA, D. P. D. et al. Contaminação por metais pesados em peixes e água da bacia do rio Cassiporé, Estado do Amapá, Brasil. Acta Amazonica, [S. l.], v. 45, n. 4, p. 405–414, dez. 2015.

SCHULTER, Eduardo Pickler; VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro. Evolução da piscicultura no Brasil: diagnóstico e desenvolvimento da cadeia produtiva de tilápia. Texto para Discussão, 2017. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília; Rio de Janeiro: Ipea, 2017.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Vettorazzi, M. B., Gonçalves Marques , A., Gonçalves Marques, R. de C., & Albuquerque, D. M. (2024). Variação de preços e disponibilidade de pescados durante a semana santa em Dourados, Mato Grosso do Sul: Uma ação de extensão universitária. RealizAção, 11(22), e24006. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18789

Edição

Seção

Artigos