Projeto Catatuê: confecção de brinquedos com uso de material reciclável: ensino-aprendizagem e atividades lúdicas
Palavras-chave:
Reciclagem, Brinquedos, Educação ambientalResumo
A produção excessiva de lixo no planeta é consequência de ações provocadas por consumismos exagerados e pela falta de conscientização por parte da população mundial. A reciclagem é uma forma de devolver à natureza de forma menos impactante o que dela foi tirado. A reutilização de materiais descartáveis pode ser uma alternativa concreta e prática para desenvolver o processo de conscientização ambiental em crianças. Para o desenvolvimento infantil, a interação com o ambiente é fundamental. Com isso a introdução de atividades de reutilização de materiais na escola é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade. Considerando esses aspectos, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar brinquedos utilizando materiais descartáveis com crianças entre dez e doze anos. As oficinas compreenderam basicamente em ensinar as crianças a confeccionar três tipos de brinquedos e posteriormente ensiná-las a brincar com os brinquedos confeccionados pelas mesmas. Dentre os materiais utilizados estão garrafas pet, jornais e revistas velhas. Pode-se concluir que, embora o entendimento sobre a importância da reciclagem e a preservação do meio ambiente é um processo continuo. A apresentação dos temas citados e da possibilidade de construir os próprios brinquedos despertou a curiosidade das crianças e tendem a gerar frutos.
Downloads
Referências
AGUIAR, G. N. Reciclar, recriar e transformar para poder brincar na educação. 2010
ALEGRO, R. C. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio. Tese de doutorado. Marília, 2008.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisas especiais. 2013.
DELEPOSTE, S. M. A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Clínica Psicopedagógica. 2013.
FERNANDES, M. C.; ALMEIDA JUNIOR, A. S. Jogos e Brinquedos. (2008).
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
NOVAES, T. Aterro sanitário de Canabrava, em Salvador. 2013.
PEDROSO, A. C.; BARRETO, J. M.; MALAQUIAS, J.S.S.; PINTO, L.M.; Papel do brinquedo no desenvolvimento infantil. (Trabalho de Conclusão de curso). Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. São Paulo, 2008.
QUADROS, A. Educação ambiental: iniciativas populares e cidadania. (Trabalho de conclusão de curso). Santa Maria, RS. 2007.
ROOS, A.; BECKER, E.L.S. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, 2012.
SEBRAE. Comece certo. Usina de reciclagem. São Paulo, 2010.
SOUZA, I. V. Programa Sócio Educativo: Oficina de contação de história e construção de brinquedos usando sucata. Florianópolis. 2002. RealizAção, Dourados, MS, v.1, n. 2, p 50-59 / agosto /2014
VIGOTISKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo, 1987.
WEINGRILL, C. Práticas empresariais de responsabilidade social das empresas. Instituto ETHOS, São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Nayara Moreno Martins, Nayara Fernanda Lisbôa Garcia, Zefa Valdivina Pereira, Valter Vieira Alves Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.