Projeto Catatuê: confecção de brinquedos com uso de material reciclável: ensino-aprendizagem e atividades lúdicas

Autores

  • Nayara Moreno Martins Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Projeto Catatuê: confecção de brinquedos com uso de material reciclável: ensino-aprendizagem e atividades lúdicas
  • Nayara Fernanda Lisbôa Garcia Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Zefa Valdivina Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Valter Vieira Alves Junior Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Reciclagem, Brinquedos, Educação ambiental

Resumo

A produção excessiva de lixo no planeta é consequência de ações provocadas por consumismos exagerados e pela falta de conscientização por parte da população mundial. A reciclagem é uma forma de devolver à natureza de forma menos impactante o que dela foi tirado. A reutilização de materiais descartáveis pode ser uma alternativa concreta e prática para desenvolver o processo de conscientização ambiental em crianças. Para o desenvolvimento infantil, a interação com o ambiente é fundamental. Com isso a introdução de atividades de reutilização de materiais na escola é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade. Considerando esses aspectos, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar brinquedos utilizando materiais descartáveis com crianças entre dez e doze anos. As oficinas compreenderam basicamente em ensinar as crianças a confeccionar três tipos de brinquedos e posteriormente ensiná-las a brincar com os brinquedos confeccionados pelas mesmas. Dentre os materiais utilizados estão garrafas pet, jornais e revistas velhas. Pode-se concluir que, embora o entendimento sobre a importância da reciclagem e a preservação do meio ambiente é um processo continuo. A apresentação dos temas citados e da possibilidade de construir os próprios brinquedos despertou a curiosidade das crianças e tendem a gerar frutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, G. N. Reciclar, recriar e transformar para poder brincar na educação. 2010

ALEGRO, R. C. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio. Tese de doutorado. Marília, 2008.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisas especiais. 2013.

DELEPOSTE, S. M. A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Clínica Psicopedagógica. 2013.

FERNANDES, M. C.; ALMEIDA JUNIOR, A. S. Jogos e Brinquedos. (2008).

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NOVAES, T. Aterro sanitário de Canabrava, em Salvador. 2013.

PEDROSO, A. C.; BARRETO, J. M.; MALAQUIAS, J.S.S.; PINTO, L.M.; Papel do brinquedo no desenvolvimento infantil. (Trabalho de Conclusão de curso). Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. São Paulo, 2008.

QUADROS, A. Educação ambiental: iniciativas populares e cidadania. (Trabalho de conclusão de curso). Santa Maria, RS. 2007.

ROOS, A.; BECKER, E.L.S. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, 2012.

SEBRAE. Comece certo. Usina de reciclagem. São Paulo, 2010.

SOUZA, I. V. Programa Sócio Educativo: Oficina de contação de história e construção de brinquedos usando sucata. Florianópolis. 2002. RealizAção, Dourados, MS, v.1, n. 2, p 50-59 / agosto /2014

VIGOTISKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo, 1987.

WEINGRILL, C. Práticas empresariais de responsabilidade social das empresas. Instituto ETHOS, São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Martins, N. M., Garcia, N. F. L., Pereira, Z. V., & Alves Junior, V. V. (2014). Projeto Catatuê: confecção de brinquedos com uso de material reciclável: ensino-aprendizagem e atividades lúdicas. RealizAção, 1(2), 50–59. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/3280

Edição

Seção

Artigos