Análise econômico-financeira na produção de coelhos Pet em Bambuí na região do Alto São Francisco -MG
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.15988Palavras-chave:
Cunicultura, Custos Produtivos, Mercado PetResumo
O segmento de produção e comercialização de animais de companhia está crescendo no mercado brasileiro. Entre eles, destaca-se o de coelhos PET. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira de uma empresa produtora de coelhos PET. Para este estudo, elaborou-se a estrutura de custos de produção e o cálculo de indicadores financeiros para a atividade econômica em questão. Com base nos resultados obtidos, os custos de COE (R $ 9.081,60), COT (R $ 10.344,94) e TC (R $ 11.339,42) estão relacionados pelo período de um ano e o ciclo de produção de 600 unidades de coelhos. Ao preço de mercado de R $ 60,00 / unidade, o RT alcançado é de R $ 36.000,00 e os indicadores MB (R $ 26.918,40), ML (R $ 25.655,06) e L (R $ 24.660,59). Todos os indicadores financeiros alcançados foram positivos, indicando a viabilidade de implementação deste projeto.
Downloads
Referências
ALMEIDA, D. G.; SACCO, S. R. Estudo da viabilidade técnica e econômica para implantação da cunicultura em pequena propriedade rural. Revista Perspectiva em Gestão, Educação & Tecnologia, v. 1, n. 1, 2012.
Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET. Dados de mercado. Disponível em: http://abinpet.org.br/site/mercado/. Acesso em: 12 de maio de 2018.
BATALHA, M. O. Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2012.
DE SENA GANDRA, Érika Rosendo et al. Rabbit breeding as a sustainable production alternative in the Itamarati/MS Settlement. RealizAção, v. 8, n. 15, p. 81-91, 2021.
KLINGER, Ana Carolina Kohlrausch et al. Viabilidade econômica de baraço de batata-doce em dietas para coelhos. Custos e@ gronegócio on line, v. 15, n. 4, p. 370-388, 2019.
MACHADO L. C. Opinião: Panorama da Cunicultura Brasileira. Revista Brasileira de Cunicultura, v. 2, n. 1, 2012.
MACHADO, L. C. FERREIRA, W. M.; Opinião: Organização e estratégias da cunicultura brasileira buscando soluções. Revista Brasileira de Cunicultura, v. 6, n.1, 2014.
SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Bovinocultura de Leite. Brasília, 2014.
SORDI, V. F.; ROSA, C. O.; MARTINS, V. N. A. Cunicultura na estratégia de diversificação em propriedades rurais. Revista Eletrônica da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra: Produção/construção e tecnologia, v. 18, n. 3, 2016.
SOUZA, C.D., SOUZA, J.C.D.; FARIA, A.C.D. Métodos de atribuição de custos conjuntos aplicados à atividade de cunicultura: um estudo de caso. Organizações Rurais e Agroindustriais, v.9, n.1, p.98-110, 2007.
VALENTIM, Jean Kaique et al. Perfil dos criadores de coelho pet no Brasil. Rev. Bras. Cunicult., 13: 27-45. http://www. rbc. acbc. org. br/images/Perfil_dos_cunicultores_PET. pdf, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexander Alexandre de Almeida, Jean Kaique Valentim, Janaína Palermo Mendes, Diego Pierotti Procópio, Joyce Zanella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.