Extensão rural com foco na otimização da nutrição animal: estudo de caso sobre prática e aditivos a produção de bovinos em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18782Palavras-chave:
Nutrição, Produção, Produtividade, ResultadosResumo
Este estudo de caso analisa a atuação de profissionais veterinários na nutrição animal, destacando a importância da formulação de dietas e das estratégias de manejo para otimizar a produção e garantir rentabilidade. Com o aumento da demanda por alimentos, a eficiência na produção torna-se essencial, especialmente em regiões como Mato Grosso do Sul. A empresa de consultoria agropecuária, em parceria com a empresa de nutrição animal, desenvolveu um trabalho que envolve visitas a propriedades e acompanhamento técnico, visando aprimorar o desempenho dos animais. O estudo abrangeu diversas fazendas e focou na qualidade da alimentação e no uso de aditivos, como narasina e monensina, que demonstraram resultados superiores em ganhos de peso. Além disso, foram analisados aspectos cruciais, como a qualidade da água e a adequação dos cochos, fundamentais para a saúde e produtividade animal. Os resultados indicam a viabilidade econômica do uso de aditivos e ressaltam a necessidade de orientação técnica, uma vez que práticas inadequadas podem resultar em prejuízos significativos para os produtores. Assim, este estudo de caso evidencia que a combinação de tecnologia e acompanhamento especializado é essencial para a sustentabilidade e lucratividade na nutrição animal.
Downloads
Referências
ALBANDES, T.F; COSTA, P.T; FARIAS, G.D; VAZ, R.Z; SILVEIRA, I. D. B; MOREIRA, S.M; SILVEIRA, R.F. Características comportamentais dos bovinos: Aspectos básicos, processo de aprendizagem e fatores que as afetam. Revista Eletrónica de Veterinaria, v. 18, n. 9, p. 1-16, 2017.
BICA, G.S; MACHADO FILHO, L.C.P; TEIXEIRA, D.L; SOUZA, G.P.P. PROBST, R. Comportamento e desempenho de bovinos de corte supridos com açude ou bebedouro. In: 3ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 24 a 27 jul. 2006, João Pessoa - PB. Anais... João Pessoa: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006. p.1-7.
CAPPELLOZZA, B.I; LASMAR, P.V.F; REIS, F.T; OLIVEIRA, L; HOE, F; BOEHLER, R. M; LEIBOVICH, J; STARKEY, R; SIMAS, J; COOKE, R.F. Efeitos do tipo de suplemento e inclusão de narasina na ingestão de suplementos por touros de corte Bos indicus pastejando forragem de estação quente. Translational Animal Science, v. 3, n. 1, p. 263–273, 2019.
DUFFIELD, T.F; MERRILL, J. K; BAGG, R. N. Meta-análise dos efeitos da monensina em bovinos de corte sobre eficiência alimentar, ganho de peso e consumo de matéria seca. Journal of Animal Science, v. 90, n. 12, p. 4583-4592, 2012.
MEDEIROS, S.R; GOMES, R.C; BUNGENSTAB, D.J. (Orgs.). Nutrição de bovinos de corte: fundamentos e aplicações. Brasília, DF: Embrapa Gado de Corte, 2015.
NICODEMO, M.L.F. Uso de aditivos na dieta de bovinos de corte. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2001. 54 p. (Documentos / Embrapa Gado de Corte, ISSN 1517-3747; 106).
ODONGO, N.E; WANG, Y; LAL, M. Efeitos a longo prazo da alimentação com monensina na produção de metano em vacas leiteiras em lactação. Journal of Dairy Science, v. 90, p. 1781-1788, 2007.
POLIZEL, D.M; FERRAZ, M.V.C; GOBATO, L.G.M; PIRES, A.V. A adição de narasina em uma mistura mineral melhora o desempenho de novilhos Nelore em pastejo. Journal of Animal Science, v. 95, p. 545, 2017.
TOSETI, L.B. Efeitos de diferentes aditivos e fontes de volumosos na dieta de bovinos confinados. Tese (Doutor em Qualidade e Produção Animal) – Universidade de São Paula, Pirassununga, São Paulo, 2020. 94 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RealizAção
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.