Práticas agroecológicas e orgânicas com animais e vegetais na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul

Autores

  • Euclides Reuter de Oliveira

Palavras-chave:

Extensão rural, Comunidades, Ambiente ecológico, Produção

Resumo

Este trabalho visa orientar algumas comunidades, do sul do Mato Grosso do Sul, como pequenos produtores rurais, através do uso de técnicas apropriadas visando a autossuficiência na produção de alimentos para a geração de alimentos para a geração de alimentos de trabalho e renda, propiciando a sustentabilidade no meio rural. Procura orientar as famílias para melhorar o consumo dos produtos bem como a comercialização dos excedentes, observando medidas de aproveitamento dos alimentos produzidos na própria área. As localidades contempladas com esta ação são: assentamento Amparo, Santa Rosa e Guaçu. Serão desenvolvidas atividades nas áreas da educação social, implantação de modelos de restauração de ecossistemas, apicultura, corredor ecológico apícola, apicultura e horticultura. Houve boa adesão de agricultores no modelo proposto. O excedente dos produtos, como hortaliças e mel, estão sendo escoado através de feiras da cidade e de eventos que acontece frequentemente organizado pela UFGD e venda na própria comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADED. JR.; OLIVEIRA. C. A. L.; PATTARO, F. C.; SIQUEIRA, D. S. Acaricidas utilizados na citricultura convencional e orgânica: manejo da leprose e populações de ácaros fitoseídeos. Revista Brasileira de Fruticultura, v.32,n.4,p.1028-1037,2010.

BALSAN,R. Impactos Decorrentes da Modernização da Agricultura Brasileira. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, v.1, n.2, p.123-151,2006.

BURGI. C.; MAYERP. H. Alternativas ecológicas para prevenção e controle de pragas e doenças (caldas, biofertilizantes, fitoterapia animal, formicidas, defensivos naturais e sal mineral. Grafit: Francisco Beltrão,2001.

CARDOSO, A. I. I.; FERREIRA, K. P.; VIEIRA JÚNIOR, R. M.; ALCARDE, C. Alterações em propriedades do solo adubado com composto orgânico e efeito na qualidade das sementes de alface. Horticultura Brasileira, v.29, n.4, p.594-599,2011.

CARPORAL, F. R.; COSTA BEBER, J. A. Agroecologia e Extensão Rural: Contribuições para a Promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER,2007.190p.

FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças.Viçosa:UFV,2000.402p.

FILGUEIRA,T.A.;SANTOS,A.M.;VITURIS,M.N. Desenvolvimento rural sustentável e agropolos. Revista Extensão Rural,v.18,n.21,p.101-120,2011.

FREITAS,D.G.F.;KHAN, A.S.;SILVA,L.M.R., Nível Tecnológico e Rentabilidade de Produção de Mel de Abelha (Apis Mellifera) no Ceará, Revista de Economia e Sociologia Rural,v.42,n.1,p.171-188,2004.

GUANZIROLI, Carlos Enrique et al. Novo Retrato da Agricultura Familiar: O Brasil Redescoberto. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2000.74p

LIMA,P.C.F. Áreas degradadas: métodos de recuperação no semi-árido brasileiro. XXVII Reunião Nordestina de Botânica.Petrolina,22a 25de março de 2004.

MENDONÇA, F.M.; SANTOS, I.C. Importância do plano de negócio para a agricultura familiar. Informe agropecuário, v.31, n.254, p.95-102,2010.

NIEDERLE,P.A. Delimitando as fronteiras entre mercados convencionais e alternativos para a agricultura familiar. Revista Extensão Rural,v.16,n.18,p.1-33

SEDIYAMA, M.A.N.;VIDIGAL, S.M.; SANTOS, M.R.;SOUZA,M.R.M.;SANTOS, I.C. Hortaliças: diversificação de renda e alimentos para a agricultura familiar. Informe agropecuário,v.31,n.254,p.46-59,2010

SILVA, E, E.; DE-POLLI,H.;GUERRA,J.G.M.; AGUIAR-MENEZES,E.I.;RESENDE, A.L.S.;OLIVEIRA,F.L.;RIBEIRO, R. de L. D. Sucessão entre cultivos orgânicos de milho e couve consorciados com leguminosas em plantio direto. Horticultura Brasileira,v.29,n.1,p.57-62,2011.

VILELA,D.;ARAÚJO,P.M.M. Contribuições das Câmaras Setoriais e Temáticas à formulação de políticas Públicas e Privadas para o Agronegócio. Brasília: MAPA/SE/CGAC,2006.496p.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

Oliveira, E. R. de. (2015). Práticas agroecológicas e orgânicas com animais e vegetais na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. RealizAção, 2(4), 18–26. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/5816

Edição

Seção

Artigos