Apresentação
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ApresentaçãoResumen
Os desafios e perspectivas para a educação a partir da Pandemia Covid-19 sido tema recorrente para educação brasileira e foi tema da edição do VI Congresso de Educação da Grande Dourados1, que teve a finalidade de contribuir para o necessário fortalecimento da relação Universidade e Educação Básica, tendo a Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) como promotores das articulações entre graduação e Pós-graduação, universidade e sociedade, ensino superior e educação básica.
As especificidades de Mato Grosso do Sul (MS), da região Centro-Oeste e de localidades de outras regiões de abrangência do evento (como a região Nordeste, interior do Sudeste e do Sul) são desafiadoras para a pesquisa e pós-graduação em educação e, também, para a qualidade de ensino, inclusão e formação de professores na educação básica, por serem regiões com fronteiras internacionais, aldeias indígenas, assentamentos de trabalhadores do campo, comunidades ribeirinhas e quilombolas e mesmo populações urbanas vivendo em pequenas e médias cidades, distantes dos grandes centros e metrópoles, o que tornou urgente e necessário abordar os desafios para a educação a partir a pandemia de Covid-19, nestas realidades marcadas por desigualdades, sobretudo de mobilidade e comunicação.
O evento também possibilitou a apresentação de trabalhos (trabalho completo, resumo expandido e relato de experiência) aprovados por seu Comitê Científico nos seguintes eixos: Currículo, Didática e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil; Currículo, Didática e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental; Educação e Diversidade; Educação Física Escolar; Educação Física e Saúde; Educação, Formação de Professores e Prática Educativas; História da Educação, Memória e Sociedade; Políticas e Gestão da Educação; Práticas de ensino na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), que são temas estudados no âmbito da graduação e Pós-graduação da FAED e que culminou no presente Dossiê, buscando ser uma oportunidade de leitura que permita avançar na pesquisa de tais temáticas.
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