Apresentação

Autores/as

Palabras clave:

Apresentação

Resumen

Os desafios e perspectivas para a educação a partir da Pandemia Covid-19 sido tema recorrente para educação brasileira e foi tema da edição do VI Congresso de Educação da Grande Dourados1, que teve a finalidade de contribuir para o necessário fortalecimento da relação Universidade e Educação Básica, tendo a Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) como promotores das articulações entre graduação e Pós-graduação, universidade e sociedade, ensino superior e educação básica.
As especificidades de Mato Grosso do Sul (MS), da região Centro-Oeste e de localidades de outras regiões de abrangência do evento (como a região Nordeste, interior do Sudeste e do Sul) são desafiadoras para a pesquisa e pós-graduação em educação e, também, para a qualidade de ensino, inclusão e formação de professores na educação básica, por serem regiões com fronteiras internacionais, aldeias indígenas, assentamentos de trabalhadores do campo, comunidades ribeirinhas e quilombolas e mesmo populações urbanas vivendo em pequenas e médias cidades, distantes dos grandes centros e metrópoles, o que tornou urgente e necessário abordar os desafios para a educação a partir a pandemia de Covid-19, nestas realidades marcadas por desigualdades, sobretudo de mobilidade e comunicação.
O evento também possibilitou a apresentação de trabalhos (trabalho completo, resumo expandido e relato de experiência) aprovados por seu Comitê Científico nos seguintes eixos: Currículo, Didática e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil; Currículo, Didática e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental; Educação e Diversidade; Educação Física Escolar; Educação Física e Saúde; Educação, Formação de Professores e Prática Educativas; História da Educação, Memória e Sociedade; Políticas e Gestão da Educação; Práticas de ensino na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), que são temas estudados no âmbito da graduação e Pós-graduação da FAED e que culminou no presente Dossiê, buscando ser uma oportunidade de leitura que permita avançar na pesquisa de tais temáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andreia, UFGD

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Faculdade de Educação da UFGD. E-mail: andreiaalves@ufgd.edu.br.

Elis Regina dos Santos Viegas, UFGD

Doutora em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Mestre em Educação (2014). Docente UEMS

Maria Alice de Miranda Aranda, UFGD

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Faculdade de Educação da UFGD. 

Citas

..

Publicado

2025-09-07

Cómo citar

Andreia, Viegas, E. R. dos S., & Aranda, M. A. de M. (2025). Apresentação . Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p.01–02. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20610

Número

Sección

Apresentação