O Plano Municipal de Educação de Caarapó - MS (2015-2025): um estudo de sua sistematização enquanto documento

Autores

  • Mayara Cristina Almeida Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD http://orcid.org/0000-0003-2561-7579
  • Mara Lucinéia Marques Correa Bueno Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8034

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação. Gestão Democrática da Educação. Participação.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o Plano Municipal de Educação de Caarapó, MS, enquanto documento sistematizado para o período de 2015 a 2025. A problematização foi organizada com base nos seguintes questionamentos: como se deu, na perspectiva da gestão da educação e com base no princípio da participação e da qualidade da educação e do ensino, a sistematização do PME/Caarapó (2015-2025)? Qual a concepção de gestão da educação que se pode depreender? Quem participou de sua elaboração? Qual conceito de qualidade é possível de ser detectado no documento? Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica, recorre-se à estudiosos do tema do planejamento educacional, da gestão da educação, da participação e da qualidade. Na pesquisa documental, ampare-se na Constituição Federal de 1988, na LDB de 1996, no PNE (2014-2024) e, em especial, no PME/Caarapó (2015-2025). A pesquisa possibilitou algumas constatações: o PME/Caarapó apresenta uma sistematização sintetizada de planejamento educacional; anuncia a gestão democrática da educação como base nas metas e estratégias; seus formuladores foram gestores das instituições de educação e ensino, em sua grande maioria, com participação relevante da sociedade civil; anuncia a prioridade para qualidade da educação e do ensino do Município. Acreditamos que a pesquisa possibilita ganhos científicos para compreender o PME de Caarapó, MS, e, em específico colabora para o aprofundamento inicial de temas inerentes a política e gestão educacional.

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Biografia do Autor

Mayara Cristina Almeida Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAED/UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa “Estado, Política e Gestão da Educação” – GEPGE. E-mail: mayaracaf@hotmail.com..

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Orientadora. Pós-Doutora em Educação pelo PNPD/CAPES.  Docente da Graduação e da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FAED/UFGD. Líder do GEPGE. E-mail: mariaaranda@ufgd.edu.br.

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Co-Orientadora. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/FAED/UFGD.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Fernandes, M. C. A., Aranda, M. A. de M., & Bueno, M. L. M. C. (2018). O Plano Municipal de Educação de Caarapó - MS (2015-2025): um estudo de sua sistematização enquanto documento. Horizontes - Revista De Educação, 6(11), 139–158. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8034

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo