Constituição de um grupo colaborativo em educação Matemática com professoras em início de carreira

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Câmpus de Naviraí)
  • Maria Raquel Miotto Morelatti UNESP (Câmpus Presidente Prudente)
  • João Pedro da Ponte Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8076

Palavras-chave:

Grupo colaborativo. Professoras Iniciantes. Ensino de Matemática.

Resumo

Analisamos contribuições da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, com professoras em início de carreira, a partir das interações entre as integrantes no sentido da superação das suas dificuldades em aulas de Matemática. Para este fim, adotamos uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa-ação estratégica, com o objetivo de auxiliar as docentes em problemas experienciados durante o processo do aprender a ensinar nos primeiros anos de profissão. Os dados coligidos e referenciados neste artigo visam apresentar percepções sobre o movimento percorrido pelo grupo e as implicações destas ações na prática pedagógica. Concluímos que o espaço coletivo possibilitado pelo compartilhamento das experiências profissionais pode ser a base para a implementação de iniciativas de apoio à inserção profissional no período de indução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CIRÍACO, K. T. Professoras iniciantes e o aprender a ensinar Matemática em um grupo colaborativo. 334 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista, FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP, 2016.

CRECCI, V. M.; FIOREINTINI, D. A constituição da profissionalidade docente em comunidades de investigação – o caso dos grupos colaborativos. In: 35ª Reunião Anual da ANPED, Porto de Galinhas – PE, 2012. Disponível em:<http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/posteres/GT08/GT08-1341_int.pdf>, Acesso em: 01, out. 2015.

CRISTOVÃO, E. M. O papel da colaboração na construção de uma postura investigativa do professor de Matemática. In: CARVALHO, D. L.; CONTI, K. C. (Orgs.). Histórias de colaboração e investigação na prática pedagógica em Matemática: ultrapassando os limites da sala de aula. Campinas, SP: Alínea, 2009.

DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a13.pdf> , Acesso em: 08 set. 2013.

ENGESTRÖM, Y. Teachers as collaborative thinkers: activity-theoretical study of an innovative teacher team. In: CARLGREN, I; HANDAL, G.; VAAGE, S. Teachers’ minds and actions: research on teachers` thinking and practice. London: Falmer, 1994.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. (orgs).Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte- MG: Autêntica, 2004.

FIORENTINI, D. Uma história de reflexão e escrita sobre a prática escolar em matemática. In: FIORENTINI, D.; CRISTOVÃO, E. M. (Org.). Histórias e Investigação de/em Aulas de Matemática. Campinas: Alínea, 2006.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 1ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Freire, 2002.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Paz e Terra. 1ª ed. 1967.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GIOVANNI, L. M. O papel dos professores e dos pesquisadores: um desafio no processo de pesquisa colaborativa. IN: MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M.; GUARNIERI, M. R. (Orgs.). Pesquisa com professores no início da escolarização. Araraquara, SP: Junqueira & Marin. São Paulo, SP: FAPESP, 2009. p. 17-36.

MARTINS, S. T. F. Educação científica e atividade grupal na perspectiva sóciohistórica. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002.

NAVIRAÍ, Mato Grosso do Sul. Roteiro de Entrevista I com professoras Alice, Bianca, Paula, Stella e Sofia. Entrevistador: Klinger Teodoro Ciríaco, março de 2013.

NAVIRAÍ, Mato Grosso do Sul. Roteiro de Entrevista II com professoras Alice, Bianca, Paula, Stella e Sofia. Entrevistador: Klinger Teodoro Ciríaco, julho de 2015.

PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a13v31n3.pdf, Acesso em: 30, nov. 2015.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, n.73, p. 209- 244. 2000.

Downloads

Publicado

2018-05-08

Como Citar

CIRÍACO, Klinger Teodoro; MORELATTI, Maria Raquel Miotto; PONTE, João Pedro da. Constituição de um grupo colaborativo em educação Matemática com professoras em início de carreira. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 21, p. 97–112, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v7i21.8076. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/8076. Acesso em: 22 nov. 2024.