Institutos federais: uma alternativa a universidade de pesquisa

Autores

  • Alexandre Nascimento Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tereza Veloso

Palavras-chave:

Expansão. Ensino Superior. Institutos Federais.

Resumo

O objeto deste trabalho é a análise da participação dos Institutos Federais na expansão de vagas na educação superior pública federal no Brasil no período de 2008 a 2014. A metodologia da pesquisa consistiu em análise de dados da Sinopse da Educação Superior do INEP, do período de 2006 a 2014. O resultado da pesquisa indica crescimento das vagas de graduação nos Institutos Federais, aumento no número de cursos e crescimento para o interior. Comparados às universidades os resultados dos institutos, proporcionalmente maiores, indicam provável opção do Estado por um modelo alternativo de educação superior que deveria a princípio atender ao mercado, segundo as demandas do capital (Mészáros, Harvey), as reformas do estado e da educação superior (Saviani, Sguissardi, Peroni, Otranto). No entanto, a diminuição do número de estudantes matriculados nos cursos superiores de tecnologia configura aparente mudança de direção, o que merece ser estudado considerando a contribuição dos Institutos para a expansão do ingresso no Ensino Superior

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Publicado

2016-10-05

Como Citar

NASCIMENTO, Alexandre; VELOSO, Tereza. Institutos federais: uma alternativa a universidade de pesquisa. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 134–147, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5705. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua