Uso das tecnologias da informação e comunicação – TICS por alunos e alunas do PROEJA do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Marechal Deodoro

Autores

  • Beatriz Alves Sousa IFPB
  • Maria do Socorro Ferreira Santos IFAL

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação TIC. Inclusão digital. PROEJA.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar como se dá o acesso e uso das TICs por alunos e alunas do PROEJA do IFAL, campus Marechal Deodoro na concepção dos referidos/as alunos/as dessa modalidade de ensino. A pesquisa foi exploratória tendo como instrumento de investigação o questionário. O resultado apontou que o acesso e uso das TICs pelos alunos do PROEJA na instituição estudada é incipiente e se apresenta distante das práticas pedagógicas. Fato que abre espaço para um grande questionamento sobre o papel da escola na inclusão digital, tema proposto desde 2007 com a reformulação do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Alves Sousa, IFPB

Bibliotecária do Instituto Federal da Paraiba Campus João Pessoa. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Biblioteconomia (UFPB). 

Maria do Socorro Ferreira Santos, IFAL

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Letras (UFAL), professora do IFAL/Campus Marechal Deodoro. 

 

Referências

BEAUCLAIR, João. Saber aprender e ensinar no século XXI: o permanente desafio de construir a escola ética e cidadã. 2007. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos906/saber-aprender/saberaprender.shtml Acesso em: 30 out. 2011.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Inclusão digital nas escolas. [2010].

Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10061/GEAC_ID/artigo_bonilla_mesa_inclusao_digital.pdf Acesso em: 21 nov. 2011.

BOVO, Vanilda Galvão. O uso do computador na Educação de Jovens e

Adultos. Revista. PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 105-112, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em:

http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/o_uso_do_computador_na.pdf Acesso em: 22 nov. 2011.

BRASIL. Decreto n. 5478 de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das

Instituições Federais de Educação Tecnológica, o programa de integração da educação profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de

Jovens E Adultos - PROEJA. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 25 jun.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes de

Base da Educação. Emenda constitucional n.º 14. Brasília: Senado Federal, 1996. 44 p.

______. MEC/SETEC/PROEJA. Documento Base. Programa Nacional de

Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília: SETEC/MEC,

CAMPOS, Jaciane de Oliveira Barros. O uso do computador e da internet

por jovens e adultos do Ensino Médio (EJA): um estudo do Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho – Jataí-Goiás. Jataí: 2009. TCC

(Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) – Centro Federal de

Educação Tecnológica e a Faculdade de Educação da Universidade Federal

de Goiás, 2009.

FREITAS, Dayse Stefanie de Lima. Informática na escola: Recursos

Possibilidades e Desafios. Disponível em: www.cesuc.br/revista/ed.6/informática na escola.pdf Acesso em: 19 out.

MEDEIROS, Marcus Vinícius Dias de; SOUSA. Beatriz Alves de.

Perspectivas dos alunos do IFPB – Campus João Pessoa – na modalidade

PROEJA, em relação à formação continuada e à inserção no mercado de

trabalho. In: ARAÚJO, Nelma Mirian Chagas de; LIMA, Marileuza

Fernandes Correia de. (Org.). Gestão pública aplicada a instituições

educacionais. João Pessoa: IFPB, 2011. p. 51-70.

RIEGER, Marlise. Mulheres na Educação de Jovens e Adultos:

mobilizações para a reconstrução do percurso de escolarização. Sinop, MG: UNEMA, 2010. (Projeto de Pesquisa apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Pedagogia – UNEMA).

SOUSA Beatriz Alves de. Caracterização e perspectivas das bibliotecas:

das Escolas Técnicas Federais quanto às novas tecnologias da informação.

130f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Centro de

Ciências Sociais Aplicada, UFPB, João Pessoa, 1999.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

SOUSA, Beatriz Alves; SANTOS, Maria do Socorro Ferreira. Uso das tecnologias da informação e comunicação – TICS por alunos e alunas do PROEJA do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Marechal Deodoro. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 8, p. 73–90, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2279. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS