Uso de las Tecnologias de la Información y Comunicación (TIC) por alumnos y alumnas del PROEJA del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Alagoas (IFAL) – campus Marechal Deodoro
Palabras clave:
Tecnología de Información y Comunicación (TIC). Inclusión digital. PROEJA.Resumen
Este artículo presenta los resultados de uma pesquisa que tuvo como objetivo identificar como se realiza el acceso y el uso de la TICs por alumnos y alumnas del PROEJA desde la propia concepción, del IFAL, campus Marechal Deodoro. La investigación fue exploratória, usando como instrumento de investigación el cuestionario. El resultado muestra que el acceso y el uso de las TICs por los alumnos mencionados, en la instituición estudiada es inicial y está lejos de las prácticas pedagógicas. Esto abre espacio para una grande interrogación sobre el papel de la escuela en la inclusión digital, tema propuesto desde 2007 com la reformulación del Programa Nacional de Información en la Educación (PROINFO).Descargas
Citas
BEAUCLAIR, João. Saber aprender e ensinar no século XXI: o permanente desafio de construir a escola ética e cidadã. 2007. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos906/saber-aprender/saberaprender.shtml Acesso em: 30 out. 2011.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Inclusão digital nas escolas. [2010].
Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10061/GEAC_ID/artigo_bonilla_mesa_inclusao_digital.pdf Acesso em: 21 nov. 2011.
BOVO, Vanilda Galvão. O uso do computador na Educação de Jovens e
Adultos. Revista. PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 105-112, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em:
http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/o_uso_do_computador_na.pdf Acesso em: 22 nov. 2011.
BRASIL. Decreto n. 5478 de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das
Instituições Federais de Educação Tecnológica, o programa de integração da educação profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de
Jovens E Adultos - PROEJA. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 25 jun.
______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes de
Base da Educação. Emenda constitucional n.º 14. Brasília: Senado Federal, 1996. 44 p.
______. MEC/SETEC/PROEJA. Documento Base. Programa Nacional de
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília: SETEC/MEC,
CAMPOS, Jaciane de Oliveira Barros. O uso do computador e da internet
por jovens e adultos do Ensino Médio (EJA): um estudo do Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho – Jataí-Goiás. Jataí: 2009. TCC
(Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) – Centro Federal de
Educação Tecnológica e a Faculdade de Educação da Universidade Federal
de Goiás, 2009.
FREITAS, Dayse Stefanie de Lima. Informática na escola: Recursos
Possibilidades e Desafios. Disponível em: www.cesuc.br/revista/ed.6/informática na escola.pdf Acesso em: 19 out.
MEDEIROS, Marcus Vinícius Dias de; SOUSA. Beatriz Alves de.
Perspectivas dos alunos do IFPB – Campus João Pessoa – na modalidade
PROEJA, em relação à formação continuada e à inserção no mercado de
trabalho. In: ARAÚJO, Nelma Mirian Chagas de; LIMA, Marileuza
Fernandes Correia de. (Org.). Gestão pública aplicada a instituições
educacionais. João Pessoa: IFPB, 2011. p. 51-70.
RIEGER, Marlise. Mulheres na Educação de Jovens e Adultos:
mobilizações para a reconstrução do percurso de escolarização. Sinop, MG: UNEMA, 2010. (Projeto de Pesquisa apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Pedagogia – UNEMA).
SOUSA Beatriz Alves de. Caracterização e perspectivas das bibliotecas:
das Escolas Técnicas Federais quanto às novas tecnologias da informação.
130f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Centro de
Ciências Sociais Aplicada, UFPB, João Pessoa, 1999.