Uso de las Tecnologias de la Información y Comunicación (TIC) por alumnos y alumnas del PROEJA del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Alagoas (IFAL) – campus Marechal Deodoro

Autores/as

  • Beatriz Alves Sousa IFPB
  • Maria do Socorro Ferreira Santos IFAL

Palabras clave:

Tecnología de Información y Comunicación (TIC). Inclusión digital. PROEJA.

Resumen

Este artículo presenta los resultados de uma pesquisa que tuvo como objetivo identificar como se realiza el acceso y el uso de la TICs por alumnos y alumnas del PROEJA desde la propia concepción, del IFAL, campus Marechal Deodoro. La investigación fue exploratória, usando como instrumento de investigación el cuestionario. El resultado muestra que el acceso y el uso de las TICs por los alumnos mencionados, en la instituición estudiada es inicial y está lejos de las prácticas pedagógicas. Esto abre espacio para una grande interrogación sobre el papel de la escuela en la inclusión digital, tema propuesto desde 2007 com la reformulación del Programa Nacional de Información en la Educación (PROINFO).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Alves Sousa, IFPB

Bibliotecária do Instituto Federal da Paraiba Campus João Pessoa. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Biblioteconomia (UFPB). 

Maria do Socorro Ferreira Santos, IFAL

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Letras (UFAL), professora do IFAL/Campus Marechal Deodoro. 

 

Citas

BEAUCLAIR, João. Saber aprender e ensinar no século XXI: o permanente desafio de construir a escola ética e cidadã. 2007. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos906/saber-aprender/saberaprender.shtml Acesso em: 30 out. 2011.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Inclusão digital nas escolas. [2010].

Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10061/GEAC_ID/artigo_bonilla_mesa_inclusao_digital.pdf Acesso em: 21 nov. 2011.

BOVO, Vanilda Galvão. O uso do computador na Educação de Jovens e

Adultos. Revista. PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 105-112, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em:

http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/o_uso_do_computador_na.pdf Acesso em: 22 nov. 2011.

BRASIL. Decreto n. 5478 de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das

Instituições Federais de Educação Tecnológica, o programa de integração da educação profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de

Jovens E Adultos - PROEJA. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 25 jun.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes de

Base da Educação. Emenda constitucional n.º 14. Brasília: Senado Federal, 1996. 44 p.

______. MEC/SETEC/PROEJA. Documento Base. Programa Nacional de

Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília: SETEC/MEC,

CAMPOS, Jaciane de Oliveira Barros. O uso do computador e da internet

por jovens e adultos do Ensino Médio (EJA): um estudo do Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho – Jataí-Goiás. Jataí: 2009. TCC

(Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) – Centro Federal de

Educação Tecnológica e a Faculdade de Educação da Universidade Federal

de Goiás, 2009.

FREITAS, Dayse Stefanie de Lima. Informática na escola: Recursos

Possibilidades e Desafios. Disponível em: www.cesuc.br/revista/ed.6/informática na escola.pdf Acesso em: 19 out.

MEDEIROS, Marcus Vinícius Dias de; SOUSA. Beatriz Alves de.

Perspectivas dos alunos do IFPB – Campus João Pessoa – na modalidade

PROEJA, em relação à formação continuada e à inserção no mercado de

trabalho. In: ARAÚJO, Nelma Mirian Chagas de; LIMA, Marileuza

Fernandes Correia de. (Org.). Gestão pública aplicada a instituições

educacionais. João Pessoa: IFPB, 2011. p. 51-70.

RIEGER, Marlise. Mulheres na Educação de Jovens e Adultos:

mobilizações para a reconstrução do percurso de escolarização. Sinop, MG: UNEMA, 2010. (Projeto de Pesquisa apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Pedagogia – UNEMA).

SOUSA Beatriz Alves de. Caracterização e perspectivas das bibliotecas:

das Escolas Técnicas Federais quanto às novas tecnologias da informação.

130f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Centro de

Ciências Sociais Aplicada, UFPB, João Pessoa, 1999.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

SOUSA, Beatriz Alves; SANTOS, Maria do Socorro Ferreira. Uso de las Tecnologias de la Información y Comunicación (TIC) por alumnos y alumnas del PROEJA del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Alagoas (IFAL) – campus Marechal Deodoro. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 8, p. 73–90, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2279. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS