(Des)profissionalização ou inovação no trabalho docente?
Perspectivas sobre culturas digitais na pós-graduação Stricto Sensu em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19689Palavras-chave:
Cultura digital, (Des)profissionalização, InovaçãoResumo
Este artigo aborda como membros de universidades percebem a cultura digital e o trabalho docente. A cultura digital é vista como o conjunto de conhecimentos, valores e práticas em redes digitais, que impactam tanto o mundo digital quanto o material. A pesquisa, qualitativa e narrativa, explora as visões de participantes de universidades no Brasil, Canadá e Reino Unido sobre cultura digital, o uso da tecnologia no ensino e a inovação educacional. Os resultados mostram que, desde a pandemia de COVID-19, o papel das TICs e da cultura digital se tornou mais relevante. Além disso, observou-se que a inovação pode ir além das tecnologias, refletindo nas práticas pedagógicas e na empatia. Conclui-se que é essencial problematizar a cultura digital nos contextos educacionais, promovendo debates sobre letramento digital, ética, vigilância, inclusão e a (des)profissionalização dos educadores.
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