Use of Information and Communication Technology (ICT) in pupils and students of the PROEJA Federal Institute of Education, Science and Technology Alagoas (IFAL) - campus Marechal Deodoro

Authors

  • Beatriz Alves Sousa IFPB
  • Maria do Socorro Ferreira Santos IFAL

Keywords:

Technology of Information and Communication (TIC). Digital inclusion. PROEJA.

Abstract

This article presents the results achieved research that aimed to identify how to give access and use of TICs by students from PROEJA do IFAL, campus Marechal Deodoro, in the conception of students of this type of teaching. The research was exploratory having as an instrument the questionnaire. The result showed that access and use of TICs by students from PROEJA in the institution studied is incipient and presents itself far from the pedagogical practices. Fact that makes space to a big debate about the role of the school in the digital inclusion, proposed theme since 2007 after National Programme for Informataion in Education (PROINFO).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Beatriz Alves Sousa, IFPB

Bibliotecária do Instituto Federal da Paraiba Campus João Pessoa. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Biblioteconomia (UFPB). 

Maria do Socorro Ferreira Santos, IFAL

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Letras (UFAL), professora do IFAL/Campus Marechal Deodoro. 

 

References

BEAUCLAIR, João. Saber aprender e ensinar no século XXI: o permanente desafio de construir a escola ética e cidadã. 2007. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos906/saber-aprender/saberaprender.shtml Acesso em: 30 out. 2011.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Inclusão digital nas escolas. [2010].

Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10061/GEAC_ID/artigo_bonilla_mesa_inclusao_digital.pdf Acesso em: 21 nov. 2011.

BOVO, Vanilda Galvão. O uso do computador na Educação de Jovens e

Adultos. Revista. PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 105-112, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em:

http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/o_uso_do_computador_na.pdf Acesso em: 22 nov. 2011.

BRASIL. Decreto n. 5478 de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das

Instituições Federais de Educação Tecnológica, o programa de integração da educação profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de

Jovens E Adultos - PROEJA. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 25 jun.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes de

Base da Educação. Emenda constitucional n.º 14. Brasília: Senado Federal, 1996. 44 p.

______. MEC/SETEC/PROEJA. Documento Base. Programa Nacional de

Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília: SETEC/MEC,

CAMPOS, Jaciane de Oliveira Barros. O uso do computador e da internet

por jovens e adultos do Ensino Médio (EJA): um estudo do Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho – Jataí-Goiás. Jataí: 2009. TCC

(Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) – Centro Federal de

Educação Tecnológica e a Faculdade de Educação da Universidade Federal

de Goiás, 2009.

FREITAS, Dayse Stefanie de Lima. Informática na escola: Recursos

Possibilidades e Desafios. Disponível em: www.cesuc.br/revista/ed.6/informática na escola.pdf Acesso em: 19 out.

MEDEIROS, Marcus Vinícius Dias de; SOUSA. Beatriz Alves de.

Perspectivas dos alunos do IFPB – Campus João Pessoa – na modalidade

PROEJA, em relação à formação continuada e à inserção no mercado de

trabalho. In: ARAÚJO, Nelma Mirian Chagas de; LIMA, Marileuza

Fernandes Correia de. (Org.). Gestão pública aplicada a instituições

educacionais. João Pessoa: IFPB, 2011. p. 51-70.

RIEGER, Marlise. Mulheres na Educação de Jovens e Adultos:

mobilizações para a reconstrução do percurso de escolarização. Sinop, MG: UNEMA, 2010. (Projeto de Pesquisa apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Pedagogia – UNEMA).

SOUSA Beatriz Alves de. Caracterização e perspectivas das bibliotecas:

das Escolas Técnicas Federais quanto às novas tecnologias da informação.

130f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Centro de

Ciências Sociais Aplicada, UFPB, João Pessoa, 1999.

Published

2014-04-30

How to Cite

SOUSA, Beatriz Alves; SANTOS, Maria do Socorro Ferreira. Use of Information and Communication Technology (ICT) in pupils and students of the PROEJA Federal Institute of Education, Science and Technology Alagoas (IFAL) - campus Marechal Deodoro. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 8, p. 73–90, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2279. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS