Uso das tecnologias da informação e comunicação – TICS por alunos e alunas do PROEJA do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Marechal Deodoro

Auteurs

  • Beatriz Alves Sousa IFPB
  • Maria do Socorro Ferreira Santos IFAL

Mots-clés :

Tecnologia da informação e comunicação TIC. Inclusão digital. PROEJA.

Résumé

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar como se dá o acesso e uso das TICs por alunos e alunas do PROEJA do IFAL, campus Marechal Deodoro na concepção dos referidos/as alunos/as dessa modalidade de ensino. A pesquisa foi exploratória tendo como instrumento de investigação o questionário. O resultado apontou que o acesso e uso das TICs pelos alunos do PROEJA na instituição estudada é incipiente e se apresenta distante das práticas pedagógicas. Fato que abre espaço para um grande questionamento sobre o papel da escola na inclusão digital, tema proposto desde 2007 com a reformulação do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Beatriz Alves Sousa, IFPB

Bibliotecária do Instituto Federal da Paraiba Campus João Pessoa. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Biblioteconomia (UFPB). 

Maria do Socorro Ferreira Santos, IFAL

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Letras (UFAL), professora do IFAL/Campus Marechal Deodoro. 

 

Références

BEAUCLAIR, João. Saber aprender e ensinar no século XXI: o permanente desafio de construir a escola ética e cidadã. 2007. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos906/saber-aprender/saberaprender.shtml Acesso em: 30 out. 2011.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Inclusão digital nas escolas. [2010].

Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10061/GEAC_ID/artigo_bonilla_mesa_inclusao_digital.pdf Acesso em: 21 nov. 2011.

BOVO, Vanilda Galvão. O uso do computador na Educação de Jovens e

Adultos. Revista. PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 105-112, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em:

http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/o_uso_do_computador_na.pdf Acesso em: 22 nov. 2011.

BRASIL. Decreto n. 5478 de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das

Instituições Federais de Educação Tecnológica, o programa de integração da educação profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de

Jovens E Adultos - PROEJA. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 25 jun.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes de

Base da Educação. Emenda constitucional n.º 14. Brasília: Senado Federal, 1996. 44 p.

______. MEC/SETEC/PROEJA. Documento Base. Programa Nacional de

Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília: SETEC/MEC,

CAMPOS, Jaciane de Oliveira Barros. O uso do computador e da internet

por jovens e adultos do Ensino Médio (EJA): um estudo do Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho – Jataí-Goiás. Jataí: 2009. TCC

(Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) – Centro Federal de

Educação Tecnológica e a Faculdade de Educação da Universidade Federal

de Goiás, 2009.

FREITAS, Dayse Stefanie de Lima. Informática na escola: Recursos

Possibilidades e Desafios. Disponível em: www.cesuc.br/revista/ed.6/informática na escola.pdf Acesso em: 19 out.

MEDEIROS, Marcus Vinícius Dias de; SOUSA. Beatriz Alves de.

Perspectivas dos alunos do IFPB – Campus João Pessoa – na modalidade

PROEJA, em relação à formação continuada e à inserção no mercado de

trabalho. In: ARAÚJO, Nelma Mirian Chagas de; LIMA, Marileuza

Fernandes Correia de. (Org.). Gestão pública aplicada a instituições

educacionais. João Pessoa: IFPB, 2011. p. 51-70.

RIEGER, Marlise. Mulheres na Educação de Jovens e Adultos:

mobilizações para a reconstrução do percurso de escolarização. Sinop, MG: UNEMA, 2010. (Projeto de Pesquisa apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Pedagogia – UNEMA).

SOUSA Beatriz Alves de. Caracterização e perspectivas das bibliotecas:

das Escolas Técnicas Federais quanto às novas tecnologias da informação.

130f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Centro de

Ciências Sociais Aplicada, UFPB, João Pessoa, 1999.

Téléchargements

Publiée

2014-04-30

Comment citer

SOUSA, Beatriz Alves; SANTOS, Maria do Socorro Ferreira. Uso das tecnologias da informação e comunicação – TICS por alunos e alunas do PROEJA do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Marechal Deodoro. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 8, p. 73–90, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2279. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS