Uso das tecnologias da informação e comunicação – TICS por alunos e alunas do PROEJA do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Marechal Deodoro

Auteurs

  • Beatriz Alves Sousa IFPB
  • Maria do Socorro Ferreira Santos IFAL

Mots-clés :

Tecnologia da informação e comunicação TIC. Inclusão digital. PROEJA.

Résumé

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar como se dá o acesso e uso das TICs por alunos e alunas do PROEJA do IFAL, campus Marechal Deodoro na concepção dos referidos/as alunos/as dessa modalidade de ensino. A pesquisa foi exploratória tendo como instrumento de investigação o questionário. O resultado apontou que o acesso e uso das TICs pelos alunos do PROEJA na instituição estudada é incipiente e se apresenta distante das práticas pedagógicas. Fato que abre espaço para um grande questionamento sobre o papel da escola na inclusão digital, tema proposto desde 2007 com a reformulação do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO.

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Bibliographies de l'auteur

Beatriz Alves Sousa, IFPB

Bibliotecária do Instituto Federal da Paraiba Campus João Pessoa. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Biblioteconomia (UFPB). 

Maria do Socorro Ferreira Santos, IFAL

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Mestra em Letras (UFAL), professora do IFAL/Campus Marechal Deodoro. 

 

Références

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Publiée

2014-04-30

Comment citer

SOUSA, Beatriz Alves; SANTOS, Maria do Socorro Ferreira. Uso das tecnologias da informação e comunicação – TICS por alunos e alunas do PROEJA do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Marechal Deodoro. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 8, p. 73–90, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2279. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS