Tendências das pesquisas sobre inclusão na Educação Superior: contribuições da teoria histórico-cultural
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9044Mots-clés :
Estudante com deficiência, Inclusão educacional, Educação Superior, Teoria Histórico-Cultural.Résumé
A inclusão na Educação Superior é um dos frutos da luta de pessoas marginalmente excluídas do processo educacional, especialmente considerando-se esse nível de ensino. Esse movimento resulta de anos de luta contra a discriminação do rótulo de incapacidade ante a sociedade segregadora e excludente. Este artigo se propõe a apresentar as contribuições das produções acadêmicas sobre a concepção de inclusão na Educação Superior. A metodologia de pesquisa é uma revisão sistemática da literatura, alicerçada na pesquisa bibliográfica integrativa. Os loci pesquisados foram os portais do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Aplicamos o seguinte comando de busca: “teoria histórico-cultural” AND “educação superior” AND “inclusão” OR “deficiência”. O recorte temporal foram os anos 2007 – 2017. Os resultados, analisados com base na perspectiva histórico-cultural, indicam que a inclusão na Educação Superior é um desafio por ser um fenômeno recente no campo educacional e exige pesquisas e mudanças no âmbito da infraestrutura, do currículo, do sistema informativo e na formação do corpo docente e dos profissionais que atuam com os estudantes com deficiência.
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