Tendencies of research on inclusion in Higher Education: contributions of the historicalcultural theory

Authors

  • Alexandra Ayach Anache UFMS
  • Rosely dos Santos Madruga UFMS

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9044

Keywords:

Student with disabilities, Educational inclusion, College Education, Cultural Historical Theory.

Abstract

Inclusion in Higher Education is one of the gains of the struggle of people marginally excluded from the educational process, especially considering this level of education. This movement results from years of struggle against discrimination on the label of disability before the segregating and excluding society. This article proposes to present the contributions of the academic productions on the conception of inclusion in Higher Education. The research methodology is a systematic review of the literature, based on integrative bibliographical research. The loci surveyed were the portals of the Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). The loci searched were the portals of the Thesis Bank of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). We apply the following search command: “teoria histórico-cultural” AND “educação superior” AND “inclusão” OR “deficiência”. The time cut was the years 2007 – 2017. “ The results, analyzed based on historical cultural perspective, indicate that inclusion in Higher Education is a challenge because it is a recent phenomenon in the educational field and requires research and changes in the scope of infrastructure, curriculum, the information system and the training of faculty and professionals working with students with disabilities.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALCOBA, S. de A.C. Estranhos no ninho: a inclusão de alunos com deficiência na Unicamp. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil, 2008.

AGAPITO, Juliano. A formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um olhar para a diversidade. 2013. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville.

ANACHE, Alexandra Ayach. A epistemologia qualitativa: contribuições para a pesquisa em educação especial. Revista Intermeio, v. 15 n. 30, 2009.

BRASIL, Censo Escolar Da Educação Básica. 2016: Caderno de Instruções. Brasília. 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/educacenso/matricula_inicial/2016/documentos/caderno_de_instrucoes_2016.pdf. Acesso em: 21 out. 2017.

COLACIQUE, Rachel. Acessibilidade para surdos na cibercultura: os cotidianos nas redes e na educação superior online. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

COUTINHO, Marcia Maria de Azeredo. A inclusão da pessoa com deficiência visual na Educação Superior e a construção de suas identidades. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande.

FAÉ, Monick Barbosa Ribeiro. Acesso à Educação Superior: o ponto de vista dos alunos do Ensino Médio com necessidades educacionais especiais. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

FERNANDES, Sandra de Freitas Paniago. A formação de professores de ciências biológicas e a educação inclusiva: uma interface da formação inicial e continuada. 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

FIELD’S, Karla Amâncio Pinto. Saberes profissionais para o exercício da docência em química voltado para a educação inclusiva. 2014. 195 f. Tese (Doutorado em Química). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva na Região Sul do Brasil. 2015. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

GLAT, Rosana; OMOTE, Sadão; PLETSCH, Márcia Denise. Análise das contingências da produção do conhecimento em educação especial. In: OMOTE, Sadão; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; CHACON, Miguel, Claudio Moriel. Ciência e conhecimento em educação especial. São Carlos: Marquezine & Manzini ABPEE, 2014. p. 25-44.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.

JESUS, Ivone das Dores de. Analisando a educação inclusiva no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

LOPES, Betania Jacob Stange. Programa de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual em ambiente universitário. 2016. 243 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, 2016.

MACIEL, Carina Elisabeth; ANACHE, Alexandra Ayach. A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras. Educar em Revista, [S.l.], p. 71-86, dez. 2017. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924/34098. Acesso em: 5 mar. 2018.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997. v. 2.

MATTOS, Beatriz Marques. Deficiência: da conceituação aos posicionamentos de universitários. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru.

MICHELS, Julia Graziela Della Justina. A política de educação inclusiva nas instituições de educação superior da região sul de Santa Catarina. 2016. 2016 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.

MODOLON, Joice Rodrigues. Diversidade socioeconômica e educação inclusiva: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia Senac Tubarão – Santa Catarina. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Tubarão.

MOMBERGER, M. M. Inclusão no ensino superior: itinerários de vida de acadêmicos com necessidades educacionais especiais. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MONTEIRO, Aline Hygino Carvalho. Inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no IFRJ – Campus Volta Redonda: um estudo de caso das licenciaturas em Física e em Matemática. Brasil. 2014 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

MOREIRA, Laura Cereta. Políticas inclusivas no ensino superior: da implantação à concretização. Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012. p. 97-108.

OLIVEIRA, Marinalva Silva; RODRIGUES, Lidiane Furtado Ferreira. A inclusão no ensino superior: uma experiência em debate. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da Unifap, v. 4, n. 4, p. 17-28, 2011.

OMOTE, Sadão et al. Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão. Paidéia, Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, v. 15, n. 32, p. 38s7-396, dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?cript=sci_arttext&pid=S0103863X2005000300008&lng=p

t&nrm=iso. Acesso em: 7 ago. 2017.

PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vygotsky no Brasil: repercussões no campo educacional. 2012. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília.

RAMBO, Carla Patrícia. A inclusão escolar na perspectiva de alunos com deficiência no ensino superior: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

RIBEIRO, Eveline Borges Vilela. Formação de professores de ciências e educação inclusiva em uma instituição de ensino superior em Jataí-GO. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

ROSSETTO, Elisabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SANTOS, Andreza Souza. Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de ensino superior da cidade do Natal/RN: análise das condições oferecidas no processo seletivo vestibular. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

SILVA JUNIOR, Bento Selau da. Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotsky. 2013. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Capão do Leão.

SOARES, Ana Cristina Silva. A inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Ceará: ingresso e permanência na ótica dos alunos, docentes e administradores. 2011. 240 f. Tese (Doutorado) – Pós-graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

SOUSA, Haila Lopes de. Para lembrar que você existe: um estudo de caso sobre as políticas de inclusão para os estudantes com deficiência na Universidade Federal do Espírito Santo. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

TAVARES, Ana Paula da Paz. Educação especial no ensino superior: acessibilidade no processo de inclusão escolar, a partir de relatos de acadêmicos com deficiência. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

VALLE, J. W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Tradução de Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: AMGH, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Fundamentos da defectologia. Madrid: Visor, 1997. (Obras escogidas, t. V.).

VYGOTSKY, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, v. 21, n. 71, p. 21-44, 2000.

Published

2018-11-20

How to Cite

ANACHE, Alexandra Ayach; MADRUGA, Rosely dos Santos. Tendencies of research on inclusion in Higher Education: contributions of the historicalcultural theory. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 47–61, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9044. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9044. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR