O direito à educação e a permanência estudantil na UFPR: uma análise da política de assistência estudantil

Auteurs

  • Daniele Graciane Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Dragone Silveira

Mots-clés :

Democratização da educação superior. Política de assistência estudantil. Política educacional.

Résumé

O artigo analisa a política de assistência estudantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para permanência do estudante de graduação no período de 2010 a 2014 a partir da percepção dos alunos beneficiados com essa política, abrangendo a implementação da Resolução nº 31/09 do Conselho de Planejamento e Administração da instituição. Para tanto, contextualiza esse objeto no conjunto da democratização do acesso à educação superior, na perspectiva da ampliação da oferta juntamente com a expansão vinculada a mecanismos de seleção e diversificação do ingresso, demonstrando a importância das cotas na educação superior, bem como das políticas de permanência estudantil. A metodologia utilizada foi qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a análise documental e a aplicação de questionário aos alunos beneficiários. Os resultados da análise apontam que a política de assistência estudantil da UFPR possibilitou a oferta de melhores condições para que o aluno permaneça na instituição, no entanto, ela deve estar articulada com outras ações para fomentar sua permanência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARAÚJO, C. B. Z. M. A permanência de estudantes nos cursos de graduação no Brasil: uma categoria em construção. Questões sobre a educação e o ensino superior no Brasil. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 25-43, jul.-dez. 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

______. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil PNAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 jul 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm> Acesso em 20/07/2016.

______. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 20/07/2016.

______. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui Programa Nacional de Assistência Estudantil PNAES. Ministério da Educação, Brasília, DF, 13 dez 2007. Disponível em:

http://www2.unifap.br/dace/files/2015/01/portaria_pnaes.pdf. Acesso em 20/07/2016.

______. Universidade Federal do Paraná. Secretaria dos Órgãos Colegiados. Resolução nº 31/09 – COPLAD. Regulamenta o Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos estudantes de graduação e ensino profissionalizante da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://www.ufpr.br/soc. Acesso em: 20/07/2016.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 20/07/2016.

CAVALCANTI, P. A. Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de análise de políticas públicas: uma contribuição para a área educacional. Tese de Doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2007.

CRAHAY, M. Poderá a escola ser justa e eficaz? Da igualdade das oportunidades à igualdade dos conhecimentos. Lisboa, Instituto Piaget, 2000.

CURY, C. R. J. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, pp. 11-32, São Paulo, 2005.

GOMES, A. M.; MORAES, K. Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, p. 171-190, Campinas, 2012.

INEP. Sinopses Estatísticas do Ensino Superior. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse. Acesso em: 20/07/2016.

MELO, L. V. de S. Democratização do acesso à educação superior pública no Distrito Federal – Universidade de Brasília/ Faculdade UnB Planaltina. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Brasília, 2009.

MENEZES, S. C. de. Assistência Estudantil na Educação Superior Pública: o programa de bolsas implementado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 147 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

OLIVEIRA, D. A. Lei 12.711/12 e os desafios da educação superior pública no Brasil. Cadernos do GEA, n.1. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2012.

TROW, M. Reflections on the transition from elite to mass to universal access: forms and phases of higher education in modern societies since WWII. Berkeley: University of California, 2005.

VELOSO, T. C. M. A.; SILVA, M. das G. M. da. Acesso nas políticas da educação superior: dimensões e indicadores em questão. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, p. 727-747, nov. 2013.

Téléchargements

Publiée

2016-10-05

Comment citer

SOUZA, Daniele Graciane; SILVEIRA, Adriana Dragone. O direito à educação e a permanência estudantil na UFPR: uma análise da política de assistência estudantil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 106–119, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5700. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua