Citizenship, education and Brazilian reality: points for debate and courses of action
Mots-clés :
Cidadania. Sentidos. Significados. Políticas educacionais.Résumé
Esta pesquisa discute a cidadania Numa perspectiva recorrente por meio de uma análise crítica-reflexiva, à luz do materialismo histórico e em quatro seções. Na primeira seção, vamos discutir as origens históricas da cidadania, restrições e valores em relação ao homem e sua compreensão da realidade. Na segunda seção, cidadania e contradições: sentidos e significados, como uma dimensão caleidoscópica, podemos distinguir os elementos estruturais da consolidação da cidadania a partir do termo, bem como as contradições decorrentes da sua reflexão. Mais tarde, "políticas de educação e cidadania" debatemos os contornos e reflexões sobre cidadania nos dias de hoje. Finalmente problematizamos os desafios e linhas de ação sobre a importância da cidadania na educação no Brasil e vice-versa. O estudo ressalta que o sentido de uma cidadania correspondente à perspectiva democrática melhora a educação e os cursos de ação para que sua aplicação dê significado para a formação de cidadãos que vivem e reivindicam espaço social como uma conquista universalizada e humanizada, mesmo que isso seja uma realidade a ser construída.Téléchargements
Références
AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estadonação,
educação e cidadanias em transição. In: Revista Portuguesa de
Educação [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 77-98. Disponível em http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rpe/v20n1/v20n1a04.pdf Acesso em 25 de Junho de 2012.
BENEVIDES, M.V. Cidadania e Direitos Humanos In: Instituto de Estudos
Avançados da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998. Disponível
em: http://www.iea.usp.br/textos/benevidescidadaniaedireitoshumanos.pd
Acesso em 25 de Junho de 2012.
FUNARI, P. P. A cidadania entre os romanos. In PINSKY, J.; PINSKY, C.
B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
GADOTTI, M. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção questões
da nossa época; v. 24)
GUARINELLO, N. L. Cidades-estado na antiguidade clássica. In PINSKY,
J.; PINSKY, C. B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São Paulo:
Contexto, 2010.
HOONAERT, E. As comunidades cristãs dos primeiros séculos. In
PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São
Paulo: Contexto, 2010.
JACOBI, Pedro Roberto. Estado e educação: o desafio de ampliar a
cidadania. Educ. rev.[online]. 2008, n.31, pp. 113-127. Disponível em
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104406020080
&lang=pt Acesso em 18 de Junho de 2012.
LIMA, P.G. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho
pedagógico na escola. Dourados/MS: Editora da UFGD, 2010a.
LIMA, P.G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. Artur
Nogueira/SP: Amil, 2003.
LIMA, P.G. Universidade e Educação Básica no Brasil: a atualidade de
Paulo Freire. Dourados/MS: Editora da UFGD, 2010b.
LIMA, P.G. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro.
Coelho/SP: Imprensa Universitária Adventista, 2012.
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins
Fontes, 1995.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro:
Zahar Editores, 1967. Tradução Meton Porto Gadelha.
MARTINS, M. F. Uma “catarsis” no conceito de cidadania: do cidadão
cliente à cidadania com valor ético-político. In Revista de Ética, PucCampinas, Campinas-SP , 2000, pp. 106-118 , julho-dezembro de 200, volume 2, número 2. Disp. em http://www.am.unisal.br/graduacao/ped/pdf/2007/art_conceito_de_cidadania.pdf Acesso em 10 de Janeiro de 2012.
NOGUEIRA, I. S. A violência nas escolas e o desafio da educação para a
cidadania. In VAIDERGORN, J. (org.) O direito a ter direitos. Campinas,
SP: Autores Associados; Araraquara, SP: Programa de Pós-graduacao em
Educação Escolar da Faculdade de Ciencias e Letras da UNESP, 2000.
(Coleção Polemicas do Nosso Tempo; 74).
PINSKY, J. Os profetas sociais e o Deus da cidadania. In PINSKY, J.;
PINSKY, C. B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São Paulo: Contexto,
SAES, Décio Azevedo M. Cidadania e capitalismo: uma abordagem teórica. In Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Disponível em http://www.iea.usp.br/iea/saescidadania.pdf Acesso em
de Junho de 2012.
SOBRAL, F. A. F. Educação para a competitividade ou para a cidadania
social?. São Paulo Perspec. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 03-11.
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9797.pdf Acesso em
de Junho de 2012.
VAIDERGORN, J. Liberalismo, cidadania conservadora e educação. In
VAIDERGORN, J. (org.) O direito a ter direitos. Campinas, SP: Autores
Associados; Araraquara, SP: Programa de Pós-graduacao em Educação
Escolar da Faculdade de Ciencias e Letras da UNESP, 2000. (Coleção
Polemicas do Nosso Tempo; 74).
VALDEMARIN, V. T. Educação e política, ou sobre a possibilidade de
efetivar princípios. In VAIDERGORN, J. (org.) O direito a ter direitos.
Campinas, SP: Autores Associados; Araraquara, SP: Programa de Pósgraduacao em Educação Escolar da Faculdade de Ciencias e Letras da
UNESP, 2000. (Coleção Polemicas do Nosso Tempo; 74).
ZERON, C. A cidadania em Florença e Salamanca. In PINSKY, J.;
PINSKY, C. B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São Paulo: Contexto,