Citizenship, education and Brazilian reality: points for debate and courses of action

Auteurs

  • Lilian Tatiane Candia de Oliveira
  • Paulo Gomes Lima [UFGD]

Mots-clés :

Cidadania. Sentidos. Significados. Políticas educacionais.

Résumé

Esta pesquisa discute a cidadania Numa perspectiva recorrente por meio de uma análise crítica-reflexiva, à luz do materialismo histórico e em quatro seções. Na primeira seção, vamos discutir as origens históricas da cidadania, restrições e valores em relação ao homem e sua compreensão da realidade. Na segunda seção, cidadania e contradições: sentidos e significados, como uma dimensão caleidoscópica, podemos distinguir os elementos estruturais da consolidação da cidadania a partir do termo, bem como as contradições decorrentes da sua reflexão. Mais tarde, "políticas de educação e cidadania" debatemos os contornos e reflexões sobre cidadania nos dias de hoje. Finalmente problematizamos os desafios e linhas de ação sobre a importância da cidadania na educação no Brasil e vice-versa. O estudo ressalta que o sentido de uma cidadania correspondente à perspectiva democrática melhora a educação e os cursos de ação para que sua aplicação dê significado para a formação de cidadãos que vivem e reivindicam espaço social como uma conquista universalizada e humanizada, mesmo que isso seja uma realidade a ser construída.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estadonação,

educação e cidadanias em transição. In: Revista Portuguesa de

Educação [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 77-98. Disponível em http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rpe/v20n1/v20n1a04.pdf Acesso em 25 de Junho de 2012.

BENEVIDES, M.V. Cidadania e Direitos Humanos In: Instituto de Estudos

Avançados da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998. Disponível

em: http://www.iea.usp.br/textos/benevidescidadaniaedireitoshumanos.pd

Acesso em 25 de Junho de 2012.

FUNARI, P. P. A cidadania entre os romanos. In PINSKY, J.; PINSKY, C.

B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

GADOTTI, M. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção questões

da nossa época; v. 24)

GUARINELLO, N. L. Cidades-estado na antiguidade clássica. In PINSKY,

J.; PINSKY, C. B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São Paulo:

Contexto, 2010.

HOONAERT, E. As comunidades cristãs dos primeiros séculos. In

PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São

Paulo: Contexto, 2010.

JACOBI, Pedro Roberto. Estado e educação: o desafio de ampliar a

cidadania. Educ. rev.[online]. 2008, n.31, pp. 113-127. Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104406020080

&lang=pt Acesso em 18 de Junho de 2012.

LIMA, P.G. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho

pedagógico na escola. Dourados/MS: Editora da UFGD, 2010a.

LIMA, P.G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. Artur

Nogueira/SP: Amil, 2003.

LIMA, P.G. Universidade e Educação Básica no Brasil: a atualidade de

Paulo Freire. Dourados/MS: Editora da UFGD, 2010b.

LIMA, P.G. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro.

Coelho/SP: Imprensa Universitária Adventista, 2012.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins

Fontes, 1995.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro:

Zahar Editores, 1967. Tradução Meton Porto Gadelha.

MARTINS, M. F. Uma “catarsis” no conceito de cidadania: do cidadão

cliente à cidadania com valor ético-político. In Revista de Ética, PucCampinas, Campinas-SP , 2000, pp. 106-118 , julho-dezembro de 200, volume 2, número 2. Disp. em http://www.am.unisal.br/graduacao/ped/pdf/2007/art_conceito_de_cidadania.pdf Acesso em 10 de Janeiro de 2012.

NOGUEIRA, I. S. A violência nas escolas e o desafio da educação para a

cidadania. In VAIDERGORN, J. (org.) O direito a ter direitos. Campinas,

SP: Autores Associados; Araraquara, SP: Programa de Pós-graduacao em

Educação Escolar da Faculdade de Ciencias e Letras da UNESP, 2000.

(Coleção Polemicas do Nosso Tempo; 74).

PINSKY, J. Os profetas sociais e o Deus da cidadania. In PINSKY, J.;

PINSKY, C. B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São Paulo: Contexto,

SAES, Décio Azevedo M. Cidadania e capitalismo: uma abordagem teórica. In Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Disponível em http://www.iea.usp.br/iea/saescidadania.pdf Acesso em

de Junho de 2012.

SOBRAL, F. A. F. Educação para a competitividade ou para a cidadania

social?. São Paulo Perspec. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 03-11.

Disponível em http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9797.pdf Acesso em

de Junho de 2012.

VAIDERGORN, J. Liberalismo, cidadania conservadora e educação. In

VAIDERGORN, J. (org.) O direito a ter direitos. Campinas, SP: Autores

Associados; Araraquara, SP: Programa de Pós-graduacao em Educação

Escolar da Faculdade de Ciencias e Letras da UNESP, 2000. (Coleção

Polemicas do Nosso Tempo; 74).

VALDEMARIN, V. T. Educação e política, ou sobre a possibilidade de

efetivar princípios. In VAIDERGORN, J. (org.) O direito a ter direitos.

Campinas, SP: Autores Associados; Araraquara, SP: Programa de Pósgraduacao em Educação Escolar da Faculdade de Ciencias e Letras da

UNESP, 2000. (Coleção Polemicas do Nosso Tempo; 74).

ZERON, C. A cidadania em Florença e Salamanca. In PINSKY, J.;

PINSKY, C. B. (orgs). História da Cidadania. 5. ed. São Paulo: Contexto,

Téléchargements

Comment citer

OLIVEIRA, Lilian Tatiane Candia de; LIMA, Paulo Gomes. Citizenship, education and Brazilian reality: points for debate and courses of action. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. p.116–134, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2166. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua