Políticas educacionais para a educação básica em região de fronteira

a concepção dos planos de educação (2014–2024)

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19696

Mots-clés :

Educação, Fronteira, Políticas públicas

Résumé

O presente artigo tem por objetivo principal analisar dos planos de educação sancionados válidos para a década de 2014 a 2024, desde o nacional até chegar à realidade municipal, buscando compreender de que forma os mesmos se posicionam quando se fala da especificidade em região de fronteira. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, partindo para análise documental e bibliográfica, possuindo como foco os Planos de Educação buscando responder ao questionamento “qual a necessidade de políticas públicas educacionais específicas para a etapa da educação básica em região de fronteira?” O artigo dividiu-se em três seções, salvo a introdução e conclusão. A primeira discorre sobre políticas públicas educacionais que se desenvolveram com o tempo e qual sua importância. A segunda realiza uma análise do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Por fim, na terceira seção, faz-se uma análise do Plano Municipal de Educação de Ponta Porã/MS. Como resultado foi possível observar que políticas públicas são essenciais para que ações ocorram no cenário educacional, e, que regiões fronteiriças necessitam de maior atenção e desenvolvimento de programas específicos que contemplem suas especificidades.

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Bibliographies de l'auteur

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Atualmente é Professora efetiva do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Ponta Porã/MS. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental, política educacional, educação em faixa de fronteira, ensino e aprendizagem.

Gabriela Pereira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Ponta Porã, MS.

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Publiée

2024-12-30

Comment citer

BUENO, Mara Lucinéia Marques Correa; SANTOS, Gabriela Pereira dos. Políticas educacionais para a educação básica em região de fronteira: a concepção dos planos de educação (2014–2024). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.1, p. e024013, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.1.19696. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19696. Acesso em: 5 déc. 2025.