O Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) no município de Londrina (1970–1983)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.18140

Mots-clés :

Educação de Jovens e adultos, Mobral, Município de Londrina

Résumé

O foco deste artigo reside na análise do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) no contexto do município de Londrina durante o período de 1970 a 1983. Esse programa nacional de alfabetização de jovens e adultos foi implementado durante o período da Ditadura Civil-Militar, que abrangeu os anos de 1967 a 1985. Assim, o objetivo está em analisar a implantação e desenvolvimento do Mobral em Londrina (1970-1983), com o intuito de compreender como foi organizado nos diferentes espaços municipais. Os procedimentos metodológicos se baseiam em pesquisa bibliográfica e análise documental de legislações e fontes disponíveis no Museu Escolar de Londrina (MEL), estas últimas, por sua vez, delimitaram o recorte temporal. Os resultados revelam que os municípios foram os grandes protagonistas do Mobral. Em Londrina, por um lado, é inegável que foi dada uma oportunidade de escolarização a muitas pessoas, por outro lado, houve obstáculos na organização, planejamento, recursos humanos e didáticos, financiamento e infraestrutura, principalmente nas periferias e áreas rurais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Tainã Aparecida Teixeira da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores - GPROC/CNPq. Pesquisadora do Museu Escolar de Londrina.

 

 

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq.

 

Carolina Martin, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Pós-doutorado bolsista do CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Références

ARIAS NETO, J. M. O Eldorado: representações da política em Londrina (1930-1975). 2. ed. Londrina: Eduel, 2008.

BRASIL. Lei n.º 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Provê sobre a alfabetização funcional e a educação continuada a adolescentes e adultos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 12727, 1967.

BRASIL. Decreto n.º 62.455, de 22 de março de 1968. Institui a fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2484, 1968.

BRASIL. Decreto n.º 91.980, de 25 de novembro de 1985. Redefine os objetivos do Movimento Brasileiro de Alfabetização — MOBRAL, altera sua denominação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 17214, 1985.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização. Conjunto de alfabetização: leitura. Rio de Janeiro: Primor Educacional, 1974.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização/SUSUG. Leitura continuada e as habilidades de leitura. Rio de Janeiro: Mobral, 1976a.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização/SUSUG. A palavra geradora e o aprendizado leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Mobral, 1976b.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização. Objetivos terminais: programa de educação integrada. Rio de Janeiro: MOBRAL/MEC; DSU, 1978.

CAINELLI, M. R. Entre a roça e o ditado Campanha Nacional de Educação Rural Londrina 1952/1963. 1994. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1994.

CAPELO, M. R. C. Educação, escola e diversidade no meio rural. Londrina: Eduel, 2013.

CASTRO, C. M. O Mobral e a Alfabetização no Brasil. Brasília: Secretaria de Planejamento da Presidência da República; Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA), 1974. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12120. Acesso em: 30 set. 2023.

CORRÊA, A. L. Educação de Massa e Ação Comunitária. Rio de Janeiro: MOBRAL; AGGS, 1979.

DI PIERRO, M. C. Educação de jovens e adultos no Brasil: questões face às políticas públicas recentes. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 56, p. 22–30, 1992. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.11i56.1866. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2168/1907. Acesso em: 10 set. 2023.

FREIRE, P. O Mobral nasceu para negar meu método e meu discurso. [Entrevista concedida a] Mariliene Felinto e Mônica Rodrigues da Costa. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 maio 1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/29/mais!/13.html. Acesso em: 09 jun. 2023.

GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. Apresentação - A ação municipal nos assuntos da educação na Primeira República Brasileira: algumas considerações. In: GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. (org.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 7-18.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Ensino supletivo no Brasil: o estado da arte. Brasília: REDUC, 1987.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação [online], [S. l.], n. 14, p.108–194, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 set. 2023.

HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

LUCA, T. R. Práticas de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2021.

MARTINS, É.; GUERRA, T. C. Mobral, Tecnocratas e Educadores: trajetos de uma experiência e alfabetização no Brasil. Revista Cantareira, Niterói, n. 29, p. 53-64, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/30765/17871. Acesso em: 20 jan. 2024.

MELO, W. C.; MONTALVÃO NETO, A. L.; SANTANA, W. K. F. Notas histórico-educacionais sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Revista Cocar, Belém, v. 16, n. 34, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4603. Acesso em: 5 set. 2023.

PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1987.

SOUZA, R. F. A atuação dos municípios na difusão da instrução primária no Estado de São Paulo (Campinas, 1889-1910). In: GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. (org.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 101-128.

SOUZA, B. N. S. Alfabetização e legitimidade: a trajetória do Mobral entre os anos 1970-1980. 2016. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2016.

Publiée

2023-12-21

Comment citer

SILVA, Tainã Aparecida Teixeira da; HONORATO, Tony; MARTIN, Carolina. O Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) no município de Londrina (1970–1983). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023017, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.18140. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/18140. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua