Formação continuada para a etapa da Educação Infantil: caminhos de reflexões e saberes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12636

Mots-clés :

Formação continuada. Educação Infantil. Ludicidade.

Résumé

Os avanços científicos, históricos e culturais passaram a considerar a criança como sujeito que tem sua própria singularidade. Isso trouxe novas configurações do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil. Para refletir sobre esses aspectos, o projeto de extensão universitária “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras: a infância e sua singularidade”, desenvolvido na UFMS/Campus de Naviraí/MS, no período de junho a novembro de 2019, com carga horária de 40 horas para o público participante, inclui palestras, exposições de jogos, brinquedos, brincadeiras e oficinas de produção de materiais. O público-alvo é composto de professores/as da educação infantil, coordenadores/as e acadêmicos/as do Curso de Pedagogia. O objetivo geral do trabalho é o de implementar ações de formação de professores da etapa da educação infantil visando discutir, selecionar e produzir recursos pedagógicos que darão suporte à ação educativa em Centros Integrados de Educação Infantil de Naviraí/MS. Espera-se, com os objetivos específicos: a) discutir pesquisas sobre o brincar na educação infantil; b) analisar jogos, brinquedos, brincadeiras e as estratégias metodológicas para o trabalho com esses suportes na educação infantil; e c) produzir materiais para o uso em instituições de educação infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BERNARDES, E. L. Jogos e brincadeiras: ontem e hoje. Cadernos de História da Educação, nº 4, jan./dez. 2005. Disponível em:http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/384. Acesso em: 20 jan. 2019.

BORBA,A. M. O brincar como modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, DF: FNDE/Estação Gráfica, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

KISHIMOTO, T. M. Salas de aulas nas escolas infantis e o uso de brinquedos e materiais pedagógicos. In: 23ª REUNIÃO DA ANPED, 24 a 28 de setembro de 2000, Caxambu/MG. Anais...Caxambu, MG, 24 a 28 de setembro de 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br. Acesso em: 20 jan. 2019.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO, Perspectivas Atuais, 2010,Belo Horizonte, MG. Anais...Belo Horizonte, novembro de 2010, p. 1-20.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jan. 2019.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedo e brincadeira−usos e significações dentro de contextos culturais. In: SANTOS, S. M. P. (Org.). Brinquedoteca − o lúdico em diferentes contextos. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14.ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

RIBEIRO, P. S. Jogos e brinquedos tradicionais. In: SANTOS, S. M. P. dos (Org.). Brinquedoteca − o lúdico em diferentes contextos. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SANTOS, S. M. P. dos (Org.). Brinquedoteca − o lúdico em diferentes contextos. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, n. 92, p.62-69, fev. 1995.

Téléchargements

Publiée

2020-09-23

Comment citer

ALMEIDA, Roseli Maria Rosa de; VEDOVOTO, Felipe Silva. Formação continuada para a etapa da Educação Infantil: caminhos de reflexões e saberes. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 81–88, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12636. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12636. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”