Literatura e ciências humanas

transgressões para uma educação decolonial e antirracista

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19707

Mots-clés :

Literatura, Ciências humanas, Antirascismo, Decolonialidade, Transgressão

Résumé

Em 2023, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) completou 55 anos de uma história marcada por memórias de enfrentamentos, resistências, mas também de muitas conquistas. Foi palco da primeira greve durante o período da Ditadura Militar no Brasil e vem sendo lugar de encontros e debates de pessoas ligadas a movimentos sociais, sociedade civil, alunos e docentes também de outras faculdades, sinalizando seu perfil de luta. Nesse sentido, esse artigo registra parte de como temos desenvolvido atividades de enfrentamento, no tempo presente, dentro e fora das salas de aula e, para tanto, consideramos pertinente compartilhar a experiência que uniu a Literatura e as Ciências Humanas no debate sobre o romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, desenvolvida com discentes do 3º período do curso de Pedagogia da Instituição. Com base em pressupostos teóricos de Candido (1995), Cara (2019), hooks (2017, 2019), Rufino (2021), entre outros, demonstramos como a literatura pode agregar debates, trocas, encontros e desencontros profícuos, representando uma transgressão decolonial e antirracista. A leitura da obra de Evaristo construiu e descortinou “escrevivências” em todos nós, transgredindo os padrões impostos e nos mostrando que as insurgências não findam e são fundamentais.

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Bibliographies de l'auteur-e

Yvonélio Nery Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – Goiás (GO) – Brasil. Doutor em Literaturas (UFSC).

Cristina Helou Gomide, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – Goiás (GO) – Brasil. Professor de ensino superior (Faculdade de Educação-UFG).

Miriam Bianca Amaral Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – Goiás (GO) – Brasil. Doutora em História.

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Publié-e

2024-12-30

Comment citer

FERREIRA, Yvonélio Nery; GOMIDE, Cristina Helou; RIBEIRO, Miriam Bianca Amaral. Literatura e ciências humanas: transgressões para uma educação decolonial e antirracista. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024020, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19707. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19707. Acesso em: 5 déc. 2025.