Diálogo sobre o aprender

Envelhecimento e educação não formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.16524

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Envelhecimento

Resumo

A aprendizagem é um processo que ocorre de maneira indissociável das vivências humanas e permeia diversos contextos, ambientes e características. Pautado na convergência entre o envelhecimento populacional e a vivência da aprendizagem durante toda a vida, este estudo objetivou compilar conhecimentos referentes à vivência do processo de envelhecimento, destacando os possíveis efeitos da aprendizagem não formal ao longo da vida sobre o indivíduo. Para tal, realizou-se uma investigação narrativa da literatura científica disponível nos bancos de dados Scielo e PubMed. Foi possível reconhecer que há organizações institucionais que se atentam para os benefícios da aprendizagem na velhice, estes, versando sobre os benefícios sociais e individuais, relacionando-se com a criação de redes de apoio, aumento da independência e sentimentos positivos como a autoestima. Conclui-se que a aprendizagem no processo de envelhecimento é uma importante fonte de impacto positivo de maneira multidimensional, favorecendo a qualidade de vida e o bem-estar na velhice.

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Biografia do Autor

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo – SP – Brasil

Psicólogo, Mestrando em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu.

Thais Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo – SP – Brasil

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil

Cintia Gonçalves de Mesquita Brites, Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo – SP – Brasil

Psicóloga, Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo – SP – Brasil

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo – SP – Brasil

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

OGASSAVARA, Dante; SILVA-FERREIRA, Thais; BRITES, Cintia Gonçalves de Mesquita; FERREIRA-COSTA, Jeniffer; MONTIEL, José Maria. Diálogo sobre o aprender: Envelhecimento e educação não formal. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.16524. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16524. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua