The educational management in the context of education politicy of the state of Mato Grosso do Sul

Authors

  • Andréia Vicência Vitor Alves Univerisdade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Andressa Gomes de Rezende Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Dilnéia Espindola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Educational policy. Educational management. Educational management in the state of Mato Grosso do Sul. Basic Education.

Abstract

The work aims at to watch the conception of democratic management in the context of education politics of the state of Mato Grosso do Sul in intersection with the federal government. It was worked with the documentary research and the literature relating to the topic. The work presents conceptions of management education in the perspectives democratic management of education, managerial educational management and of total quality. Next, focuses on educational policy reform undertaken in the 1990s and what conception management education is proposed in the context of their redefinitions. Last, it reveals the concept of management education in the state of Mato Grosso do Sul in the period 2007-2013 in the ambit of educational policy, when it materializes the proposed "Education for Success", supported by managerial management that intent to print in the public to the private logic

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, A. V. Fortalecimento de Conselhos Escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação). FAED, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS, 2010, 151p.

BORDIGNON, G; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: Ferreira: N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000, p. 147-176.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 2010.

______. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Regulamenta a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da Educação Básica. In:

BRASIL. Congresso. Senado. 500 anos de legislação brasileira. 2. ed. Brasília, 2001a. CD3: Brasil República.

______. Emenda Constitucional n. 20, de 15 de dezembro de 1998. In: BRASIL. Congresso. Senado. 500 anos de legislação brasileira. 2. ed. Brasília, 2001c. CD3: Brasil República.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, 23 dez. 1996a.

______. Lei nº 9.424, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, 26 dez. 1996b.

______. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. In: BRASIL. Congresso. Senado. 500 anos de legislação brasileira. 2. ed. Brasília, 2001d. CD3: Brasil República.

CASTRO, A. M. D. A. Gerencialismo e educação: estratégia de controle e regulação da gestão escolar. In: NETO, A. C; CASTRO, A. M. D, FRANÇA, M; QUEIROZ, M. A. DE. (orgs.) Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. origem e trajetórias. Brasília: Líber livro Editora, 2007, p. 115-144.

CURY, C. R. J. O Conselho Nacional de Educação e a Gestão Democrática. In: OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 199-206.

______. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. S. Da. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000, p. 43-60.

______. Gestão democrática da educação: experiências e desafios. Revista brasileira de política e gestão da educação, ANPAE, São Bernardo do Campo, v.18, n. 2, p.163-174, jul./dez. 2002a.

_______. A Educação Básica no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 169-201, set. 2002b.

DOURADO, L. F. ______. Gestão da educação escolar. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância. Pro funcionário, modulo 6, 2006.

______. Políticas e gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100, p. 921-946, out. 2007.

FERNANDES, M. D. E. Recentes regelações na gestão da educação da Educação Básica Brasileira: entre o Estado e o mercado. 2010. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/76.pdf Acesso em: 21 dez. 2011.

FERNANDES, M. D. E. ; RODRIGUEZ, M. V. Eleição de diretores e exame de certificação: continuidades e rupturas na política educacional (1991 a 2008). POIÉSIS, Tubarão: UNISUL, v. 6, n. 10, p. 479 - 496, Jul./Dez. 2012.

FREITAS, D. N. T. de. Sistemas e escolas de Educação Básica: entre democratizar e compartilhar a gestão. In: SENNA, E. (Org.) Trabalho, educação e política pública: estudos em educação. Campo Grande: UFMS, 2003, p. 189-219.

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de; SCAFF, E.; FERNANDES, M. D. E; OLIVEIRA, S. M. B de. PDE: evidências do município de Dourados. In: FONSECA, M; TOSCHI, M. S; OLIVEIRA, J. F. De. Escolas gerenciadas: planos de desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. Goiânia: Editora da UCG, 2004, p. 55-80.

______. Gestão estratégica na escola pública: a ótica de atores escolares. Inter-Ação. Goiânia: Editora da UFG, v 31, n. 1, p. 35-54, jan./jun. 2006.

MARQUES, R. M.; MENDES, A. Servindo a dois senhores: as políticas sociais no governo Lula. Rev. katálysis, vol. 10, n. 1, p. 15-23, 2007. Disponível em: www.scielo.br/ Acesso em: 17 jan. 2009.

MOEHLECKE, S. As Políticas de Diversidade na Educação no Governo Lula. In: 31º Encontro Anual da ANPOCS, 2007, Caxambu-MG. Anais do 31º Encontro Anual da ANPOCS, 2007.

MATO GROSSO DO SUL. Educação para o Sucesso. Acontece: desafios e conquistas do ensino estadual. Campo Grande, out. 2011 Secretaria de Estado de Educação. p. 60.

MELO, M. P. de; FALLEIROS, I. Reforma da aparelhagem estatal: novas estratégias de legitimação social. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia – estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, L. M. W. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: _____. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia – estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005a.

______. A sociedade civil como espaço estratégico de difusão da nova pedagogia da hegemonia. In: _____. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia – estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005b.

OLIVEIRA, D. A. A gestão democrática da educação no contexto da reforma do Estado. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. S. Da. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. 91 - 112.

OLIVEIRA, J. B. A. e. A pedagogia do sucesso: uma estratégia política para corrigir o fluxo escolar e vencer a cultura da repetência. São Paulo: Saraiva: Instituto Ayrton Senna, 2004.

PALUMBO, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: Política de capacitação dos profissionais da educação. Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1989. p. 35-61. (Original: PALUMBO, Dennis J. Public Policy in América – Government in Action. 2. ed. Tradução: Adriana Farah. Harcourt Brace & Company, 1994.

Cap. 1, p. 8-29).

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, 1997, p. 9-14.

______. A administração escolar e qualidade de ensino: o que os pais ou responsáveis tem a ver com isso? In: BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 1999, p. 57-72.

______. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: MINTO, C. A; OLIVEIRA, R. P. De; ADRIÃO, T. (Orgs.). Gestão Financiamento e Direito à Educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001, p. 79-88.

PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. C. de; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da Educação Básica brasileira. Educação e Sociedade, Campinas: v. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009.

RAMOS, C. Excelência na educação: a escola de qualidade total. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

RODRIGUEZ, M.V. Reformas educacionais e proletarização do trabalho docente. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Eduem, Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, v. 30, n.1, 2008.

SAVIANI, D. A nova Lei da educação: subtítulo, trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

______. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2008.

SPÓSITO, M. P. Educação, gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 1999, p. 45-56.

Published

2016-01-20

How to Cite

ALVES, Andréia Vicência Vitor; ALVES, Andressa Gomes de Rezende; FERNANDES, Maria Dilnéia Espindola. The educational management in the context of education politicy of the state of Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 104–117, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3116. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Continuous Demand