Gestão educacional no Brasil

o princípio constitucional, gestão democrática e a concepção de gestão educacional gerencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19684

Palavras-chave:

Gestão da educação, Educação básica, Política educacional

Resumo

Este estudo busca apreender a concepção de gestão apresentada na normatização educacional brasileira, isso por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental. Conclui-se que a gestão democrática tem como pressupostos a qualidade, o respeito, o diálogo, a transparência e a participação para a oferta de uma educação universal de qualidade com vistas a formação crítica dos cidadãos, sendo firmada na normatização educacional brasileira a partir da Constituição Federal de 1988. Mas cabe a cada sistema de ensino normatizá-la e implementá-la sob a égide das diretrizes educacionais nacionais e conforme os seus anseios, sendo necessária a mobilização da sociedade para a efetivação dessa gestão, que enfrenta desafios a partir da introdução de características da gestão gerencial na administração pública e, consequentemente na educação, em meados dos anos 1990, que tem em vista o desempenho e resultados educacionais.

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Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui doutorado (2015) e pós-doutorado em Educação (2024) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestrado em educação (2010), especialização em Educação (2008) e graduação em Pedagogia (2007), ambos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Aline Lima Quintana Moraes, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Artes Visuais pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Ponta Porã (2010), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FATEC - INSTITUTO RHEMA; Mestre em Educação pela UFGD (2024), na linha de pesquisa: Políticas e Gestão da Educação.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

ALVES, Andréia Vicência Vitor; MORAES, Aline Lima Quintana. Gestão educacional no Brasil: o princípio constitucional, gestão democrática e a concepção de gestão educacional gerencial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.1, p. e024009, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.1.19684. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19684. Acesso em: 18 mar. 2025.