Gestão educacional no Brasil
o princípio constitucional, gestão democrática e a concepção de gestão educacional gerencial
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19684Palavras-chave:
Gestão da educação, Educação básica, Política educacionalResumo
Este estudo busca apreender a concepção de gestão apresentada na normatização educacional brasileira, isso por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental. Conclui-se que a gestão democrática tem como pressupostos a qualidade, o respeito, o diálogo, a transparência e a participação para a oferta de uma educação universal de qualidade com vistas a formação crítica dos cidadãos, sendo firmada na normatização educacional brasileira a partir da Constituição Federal de 1988. Mas cabe a cada sistema de ensino normatizá-la e implementá-la sob a égide das diretrizes educacionais nacionais e conforme os seus anseios, sendo necessária a mobilização da sociedade para a efetivação dessa gestão, que enfrenta desafios a partir da introdução de características da gestão gerencial na administração pública e, consequentemente na educação, em meados dos anos 1990, que tem em vista o desempenho e resultados educacionais.
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