Gestión de la educación en el contexto de la política educativa del estado de Mato Grosso do Sul

Autores/as

  • Andréia Vicência Vitor Alves Univerisdade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Andressa Gomes de Rezende Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Dilnéia Espindola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Política educativa. La administración educativa. Gestión de la Educación en el estado de Mato Grosso do Sul. Educacion Basica.

Resumen

El estudio tiene como objetivo dar a conocer el diseño de gestión de la educación en el contexto de la política educativa del estado de Mato Grosso do Sul, en la intersección con el gobierno federal. Trabajó con la investigación documental y la literatura en relación con el tema. El artículo presenta los conceptos de gestión de la educación en las perspectivas democráticas, la gestión y la calidad total. Siguientes paradas en la reforma de la política educativa implementada en la década de 1990 y que la enseñanza del diseño de gestión se propone en el contexto de sus restablece. Por último, se desarrolla el concepto de gestión de la educación en el estado de Mato Grosso do Sul 2007-2013 como parte de la política educativa cuando se materializa la propuesta de "Educación para el Éxito", con el apoyo de la gestión empresarial que intenta imprimir en público a la lógica privada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, A. V. Fortalecimento de Conselhos Escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação). FAED, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS, 2010, 151p.

BORDIGNON, G; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: Ferreira: N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000, p. 147-176.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 2010.

______. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Regulamenta a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da Educação Básica. In:

BRASIL. Congresso. Senado. 500 anos de legislação brasileira. 2. ed. Brasília, 2001a. CD3: Brasil República.

______. Emenda Constitucional n. 20, de 15 de dezembro de 1998. In: BRASIL. Congresso. Senado. 500 anos de legislação brasileira. 2. ed. Brasília, 2001c. CD3: Brasil República.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, 23 dez. 1996a.

______. Lei nº 9.424, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, 26 dez. 1996b.

______. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. In: BRASIL. Congresso. Senado. 500 anos de legislação brasileira. 2. ed. Brasília, 2001d. CD3: Brasil República.

CASTRO, A. M. D. A. Gerencialismo e educação: estratégia de controle e regulação da gestão escolar. In: NETO, A. C; CASTRO, A. M. D, FRANÇA, M; QUEIROZ, M. A. DE. (orgs.) Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. origem e trajetórias. Brasília: Líber livro Editora, 2007, p. 115-144.

CURY, C. R. J. O Conselho Nacional de Educação e a Gestão Democrática. In: OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 199-206.

______. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. S. Da. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000, p. 43-60.

______. Gestão democrática da educação: experiências e desafios. Revista brasileira de política e gestão da educação, ANPAE, São Bernardo do Campo, v.18, n. 2, p.163-174, jul./dez. 2002a.

_______. A Educação Básica no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 169-201, set. 2002b.

DOURADO, L. F. ______. Gestão da educação escolar. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância. Pro funcionário, modulo 6, 2006.

______. Políticas e gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100, p. 921-946, out. 2007.

FERNANDES, M. D. E. Recentes regelações na gestão da educação da Educação Básica Brasileira: entre o Estado e o mercado. 2010. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/76.pdf Acesso em: 21 dez. 2011.

FERNANDES, M. D. E. ; RODRIGUEZ, M. V. Eleição de diretores e exame de certificação: continuidades e rupturas na política educacional (1991 a 2008). POIÉSIS, Tubarão: UNISUL, v. 6, n. 10, p. 479 - 496, Jul./Dez. 2012.

FREITAS, D. N. T. de. Sistemas e escolas de Educação Básica: entre democratizar e compartilhar a gestão. In: SENNA, E. (Org.) Trabalho, educação e política pública: estudos em educação. Campo Grande: UFMS, 2003, p. 189-219.

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de; SCAFF, E.; FERNANDES, M. D. E; OLIVEIRA, S. M. B de. PDE: evidências do município de Dourados. In: FONSECA, M; TOSCHI, M. S; OLIVEIRA, J. F. De. Escolas gerenciadas: planos de desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. Goiânia: Editora da UCG, 2004, p. 55-80.

______. Gestão estratégica na escola pública: a ótica de atores escolares. Inter-Ação. Goiânia: Editora da UFG, v 31, n. 1, p. 35-54, jan./jun. 2006.

MARQUES, R. M.; MENDES, A. Servindo a dois senhores: as políticas sociais no governo Lula. Rev. katálysis, vol. 10, n. 1, p. 15-23, 2007. Disponível em: www.scielo.br/ Acesso em: 17 jan. 2009.

MOEHLECKE, S. As Políticas de Diversidade na Educação no Governo Lula. In: 31º Encontro Anual da ANPOCS, 2007, Caxambu-MG. Anais do 31º Encontro Anual da ANPOCS, 2007.

MATO GROSSO DO SUL. Educação para o Sucesso. Acontece: desafios e conquistas do ensino estadual. Campo Grande, out. 2011 Secretaria de Estado de Educação. p. 60.

MELO, M. P. de; FALLEIROS, I. Reforma da aparelhagem estatal: novas estratégias de legitimação social. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia – estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, L. M. W. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: _____. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia – estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005a.

______. A sociedade civil como espaço estratégico de difusão da nova pedagogia da hegemonia. In: _____. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia – estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005b.

OLIVEIRA, D. A. A gestão democrática da educação no contexto da reforma do Estado. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. S. Da. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. 91 - 112.

OLIVEIRA, J. B. A. e. A pedagogia do sucesso: uma estratégia política para corrigir o fluxo escolar e vencer a cultura da repetência. São Paulo: Saraiva: Instituto Ayrton Senna, 2004.

PALUMBO, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: Política de capacitação dos profissionais da educação. Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1989. p. 35-61. (Original: PALUMBO, Dennis J. Public Policy in América – Government in Action. 2. ed. Tradução: Adriana Farah. Harcourt Brace & Company, 1994.

Cap. 1, p. 8-29).

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, 1997, p. 9-14.

______. A administração escolar e qualidade de ensino: o que os pais ou responsáveis tem a ver com isso? In: BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 1999, p. 57-72.

______. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: MINTO, C. A; OLIVEIRA, R. P. De; ADRIÃO, T. (Orgs.). Gestão Financiamento e Direito à Educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001, p. 79-88.

PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. C. de; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da Educação Básica brasileira. Educação e Sociedade, Campinas: v. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009.

RAMOS, C. Excelência na educação: a escola de qualidade total. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

RODRIGUEZ, M.V. Reformas educacionais e proletarização do trabalho docente. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Eduem, Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, v. 30, n.1, 2008.

SAVIANI, D. A nova Lei da educação: subtítulo, trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

______. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2008.

SPÓSITO, M. P. Educação, gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 1999, p. 45-56.

Publicado

2016-01-20

Cómo citar

ALVES, Andréia Vicência Vitor; ALVES, Andressa Gomes de Rezende; FERNANDES, Maria Dilnéia Espindola. Gestión de la educación en el contexto de la política educativa del estado de Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 104–117, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3116. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda continua