Formação de professores, gestão e políticas públicas

perspectivas e desafios para as políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19680

Resumo

Este dossiê foi publicado na Revista Educação e Fronteiras da Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, sob a organização da Profa. Dra. Nádia Bigarella (UCDB), da Profa. Dra. Andrêssa Gomes de Rezende Alves (UEMS) e da Profa. Dra. Andréia Vicência Vitor Alves (UFGD/UFMS), em consonância com o objetivo deste periódico, que visa difundir investigações interdisciplinares, realizadas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste. Com base em referenciais históricos e em perspectivas teórico-metodológicas diferenciadas, os 12 artigos publicados podem enriquecer as discussões acadêmicas no campo da pesquisa educacional, porque todos não perdem de vista que a educação é o primeiro direito social, prescrito no texto constitucional de 1988.

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Biografia do Autor

Nádia Bigarella, Universidade Católica Dom Bosco

Possui mestrado em Educação (Conceito 5) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Educação (Conceito 5) pela Universidade Católica Dom Bosco, Pós-Doutorado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Ligada a linha de pesquisa Política, Gestão e História da Educação e líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (GEPESE).

Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018), na Linha de Pesquisa "História, Políticas e Educação.

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado (2015) e pós-doutorado em Educação (2024) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestrado em educação (2010), especialização em educação (2008) e graduação em Pedagogia (2007), ambos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

BIGARELLA, Nádia; ALVES, Andrêssa Gomes de Rezende; ALVES, Andréia Vicência Vitor. Formação de professores, gestão e políticas públicas: perspectivas e desafios para as políticas educacionais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.1, p. e0024004, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.1.19680. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19680. Acesso em: 18 mar. 2025.