Formação e mobilidade dos professores: o caso de Rio Claro - SP no período de 1890 - 1920

Autores

  • Daniela Cristina Lopes de Abreu Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12756

Palavras-chave:

Formação. Mobilidade. Docente.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a formação dos professores e seus espaços de escolarização, em uma cidade do interior paulista. O propósito é mostrar como se deu a mobilidade de alguns docentes, na cidade do Rio Claro, trazendo aspectos da história local e propondo, a partir da visão micro, entender outros contextos. Cabe destacar que esses docentes, ora estavam trabalhando em instituições educacionais públicas – escolas isoladas e grupos escolares, ora nas particulares – colégios, institutos, salas noturnas, escolas subvencionadas, entre outras, a formação docente possuía um impacto sobre essa questão. A pesquisa tem como recorte temporal o período de 1890 a 1920. Foi possível verificar, por meio de fontes de pesquisa de diversas naturezas, a criação de uma multiplicidade de instituições que ofereciam a escolarização primária na cidade de Rio Claro. Os docentes tinham uma mobilidade frequente, em vários espaços escolares, devido a inúmeros problemas relacionados às condições de trabalho, que ainda fazem parte das discussões nos dias de hoje, tais como: baixos salários, falta de material didático, falta de mobiliário, falta de espaço físico adequado as aulas etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, M. M. C. Molde Nacional e forma cívica: higiene, moral e trabalho no Projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931).Bragança Paulista: EDUSF, 1998.

DEAN, W. Rio Claro: Um sistema brasileiro de grande lavoura. Tradução de Waldívia Marchiori Portinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003.

MOLINA, T. C. Almanak de São João do Rio Claro para 1873, Gazeta de Campinas: Campinas, 1981.

PENTEADO, O. Rio Claro:1964. Rio Claro: Edição Conselho Municipal de Turismo e Cultura, 1964.

RIO CLARO. Jornal O Alpha:1901-1920.SANTOS, F. A. Rio Claro: uma cidade em transformação –1850-1906. Dissertação de Mestrado. Campinas, 2000.

SÃO PAULO. Annuários de Ensino do Estado de São Paulo:1907-1908. Publicação organizada pela Diretoria da Instrução Pública, por ordem do governo do Estado, São Paulo: Augusto Siqueira & C., 1908.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910).São Paulo: Ed. UNESP, 1998.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

ABREU, Daniela Cristina Lopes de. Formação e mobilidade dos professores: o caso de Rio Claro - SP no período de 1890 - 1920. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 35–48, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12756. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12756. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”