Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura

Autores

  • Miriam Criez Nobrega Ferreira
  • Alessandro Jacques Ribeiro
  • Carlos Miguel Ribeiro

Palavras-chave:

Álgebra nos anos iniciais. Pensamento algébrico. Early Algebra.

Resumo

Este artigo teórico discute o que se entende por Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto na literatura nacional e internacional quanto nos documentos curriculares nacionais. Tal discussão se justifica na medida em que, nas propostas mais recentes sobre a organização curricular, a Álgebra – para os anos iniciais do Ensino Fundamental – tem surgido como um tema da Matemática, ao lado dos eixos comumente trabalhados como Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade. Discorre-se aqui sobre uma possível distinção entre Aritmética e Álgebra e sobre as diferentes compreensões do que se entende por pensamento algébrico como forma de interligar os campos anteriores. Dentre os principais resultados que emergem da revisão e da análise da literatura, destaca-se a existência de pesquisas (nacionais e internacionais) que demonstram que os alunos, desde pequenos, têm já condições e habilidades para pensar algebricamente, mesmo não sendo detentores de um conhecimento algébrico formal. Constata-se ainda uma preocupação com um ensino que possibilite aos alunos dar um maior significado à sua aprendizagem aritmética e algébrica.

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO, Carlos Miguel. Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 34–47, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5785. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL