A história do primeiro jardim de infância público no Paraná: contribuições da proposta pedagógia de Froebel para a educação na infância

Autores

  • Jaqueline Delgado Paschoal UEL
  • Maria Cristina Gomes Machado UEM

Palavras-chave:

História. Jardim de Infância. Trabalho pedagógico.

Resumo

O propósito desse estudo é apresentar a história do primeiro Jardim de Infância público do Estado do Paraná e a contribuição da pedagogia de Froebel na organização do trabalho junto às crianças. Para tanto tomamos por base o método histórico, pois por meio desse foi possível compreender os aspectos sociais, econômicos e políticos em que atravessava esse estado no início da República no Brasil, além de reconstruir as marcas do processo de criação e organização dessa instituição. A análise documental nos permitiu identificar que embora esse Jardim de Infância tenha sido inaugurado em meio ao discurso republicano que apontava a instrução pública como alavanca para o desenvolvimento do progresso, vários problemas de ordem estruturais e físicos foram apresentados tais como: a falta de vagas, espaço físico inadequado; material didático insuficiente e ausência de articulação entre este nível de ensino e as escolas primárias. Ainda assim ao optar pela proposta metodológica froebeliana que valorizava o papel das brincadeiras na organização do trabalho do professor e na aprendizagem das crianças, contribuiu para uma educação mais humanizadora, sobretudo por reconhecer a infância como período de grandes descobertas na vida da criança e na originalidade do seu pensamento.

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Referências

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Publicado

2016-05-11

Como Citar

PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história do primeiro jardim de infância público no Paraná: contribuições da proposta pedagógia de Froebel para a educação na infância. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 13, p. 59–71, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5183. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LEITURAS LATINAS DE HISTÓRIA DA CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL