A história do primeiro jardim de infância público no Paraná: contribuições da proposta pedagógia de Froebel para a educação na infância
Mots-clés :
História. Jardim de Infância. Trabalho pedagógico.Résumé
O propósito desse estudo é apresentar a história do primeiro Jardim de Infância público do Estado do Paraná e a contribuição da pedagogia de Froebel na organização do trabalho junto às crianças. Para tanto tomamos por base o método histórico, pois por meio desse foi possível compreender os aspectos sociais, econômicos e políticos em que atravessava esse estado no início da República no Brasil, além de reconstruir as marcas do processo de criação e organização dessa instituição. A análise documental nos permitiu identificar que embora esse Jardim de Infância tenha sido inaugurado em meio ao discurso republicano que apontava a instrução pública como alavanca para o desenvolvimento do progresso, vários problemas de ordem estruturais e físicos foram apresentados tais como: a falta de vagas, espaço físico inadequado; material didático insuficiente e ausência de articulação entre este nível de ensino e as escolas primárias. Ainda assim ao optar pela proposta metodológica froebeliana que valorizava o papel das brincadeiras na organização do trabalho do professor e na aprendizagem das crianças, contribuiu para uma educação mais humanizadora, sobretudo por reconhecer a infância como período de grandes descobertas na vida da criança e na originalidade do seu pensamento.Téléchargements
Références
KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. Froebel: uma pedagogia do brincar para a infância. In: FORMOZINHO, Júlia. O. (et al). Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 37-63.
FROEBEL, Frederick. A educação do homem. Tradução de Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UPF, 2001.
LARA, Ângela M. de B. Apontamentos históricos sobre a educação infantil no Estado do Paraná: 1904-1940. In: SCHELBAUER, Analete Regina; LOMBARDI, José Claudinei; MACHADO, Maria Cristina G. (orgs). Educação em debate: perspectiva, abordagens e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 211-239. (Coleção Memória da Educação)
OLIVEIRA. Maria C. Ensino primário e sociedade no Paraná durante a Primeira República.Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
OLIVEIRA. Zilma M. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
PARANÁ. Decreto nº 93, de 11 de março de 1901. Dispõe sobre o Regulamento da Instrução Pública do Estado do Paraná de 1901.
______. Coleção Correspondência do Governo, v. 16, AP 1203, 1904. Curitiba: Tipografia Paranaense, 1904.
______. Relatório do Diretor Geral interino da Instrução Pública, Reinaldo Machado ao Secretário da Instrução Pública, Bento José Lamenha Lins. Curitiba: Tipografia Paranaense, 1905b.
______. Ofício da professora Maria de Miranda ao Presidente do Estado, Vicente Machado. Curitiba: Tipografia Paranaense, 1905c.
_______. JornalDiário da Tarde, Curitiba, 3, fev.1906.
_______. Jornal Diário da Tarde, Curitiba, 18, nov.1909.
_______. Relatório de Laurentino de Azambuja, Delegado Fiscal da 1º Circunscrição Escolar ao Sr. Dr. Arthur Pedreira de Cerqueira, Diretor Geral da Instrução Pública, no ano de 1908. Curitiba: Tipografia Paranaense, 1908.
SOUZA, Gisele De. Instrução, o Talher para o Banquete da Civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares no Paraná, 1900-1929. 2004. 288f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC, São Paulo, 2004.
SOUZA, Rosa M. Espaço da Educação e da civilização: origens dos grupos escolares no Brasil. In: SAVIANI, Demerval (et al). O Legado Educacional do século XIX. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p.33-70. (Coleção Educação Contemporânea)